Cidadania americana sem ter recebido o Green Card

Restrições aplicam-se a este caso específico

0
422
Cidadania americana: o sonho de milhões de imigrantes

As leis imigratórias nos Estados Unidos são complexas e requerem entendimento e especialização para que os benefícios sejam adquiridos na sua plenitude. Por isso, é necessário ter ao seu lado um profissional competente e capacitado para que nada dê errado. Na comunidade brasileira há profissionais de direito capacitados para representar clientes nas cortes de imigração.

Advogado Danilo Brack

Um destes profissionais é o advogado Danilo J. Brack, que tem escritórios em Massachusetts, Flórida e no Brasil – Rio de Janeiro e Porto Alegre. Brack atende casos de imigração e recentemente divulgou sobre a possibilidade se se obter a cidadania americana sem ter recebido o Green card. Confira a seguir a explicação detalhada do advogado Brack.

“Recentemente me deparei com uma questão interessante: a pessoa foi aprovada para o Green Card muitos anos atrás mas nunca recebeu o cartão em si. O que fazer? A resposta para esse caso é semelhante à questão do que fazer quando se pede a remoção das condições do Green card de dois anos (através do casamento) e agora fazem três anos desde a aprovação do cartão inicial e a pessoa ainda não recebeu seu cartão de dez anos – PODE APLICAR PARA A CIDADANIA AMERICANA (desde que preencha os outros requisitos necessários para tal).

A elegibilidade para a cidadania americana requer TEMPO desde a aprovação como Residente Legal Permanente dos Estados Unidos, não o cartão (que apenas evidencia o mesmo). Consequentemente, em casos de green card através do casamento, devido aos atrasos da U. S. Citizenship and Immigration Services (USCIS) em processar os pedidos de remoção de condições e emissão do cartão de dez anos, é extremamente comum aplicarmos para a cidadania quando o imigrante completa três anos desde sua aprovação inicial mesmo sem ter o cartão em mãos.

Consequentemente, e similarmente, um imigrante que tem STATUS de Green Card aprovado mas teve seu cartão extraviado continua sua qualificação de contagem de tempo para aplicar para a cidadania americana. O tempo normal de qualificação para aplicar para a cidadania americana é cinco anos da data de aprovação do Green card inicial. Entretanto existem exceções: Em casos de casamento e VAWA o tempo necessário para aplicar para a cidadania americana é três anos desde a aprovação inicial; existem exceções também para membros das forças militares americanas, investidores, asilados e refugiados, e você deve se consultar com um advogado especificamente sobre seu caso. 

Elegibilidade para a cidadania americana
Para solicitar a naturalização para se tornar um cidadão dos Estados Unidos, você deve:

  1. Ter pelo menos 18 anos de idade no momento da apresentação do pedido;
  2. Ter sido um residente permanente legal nos últimos três ou cinco anos (dependendo de qual categoria de naturalização você está aplicando);
  3. Ter residência contínua e presença física nos Estados Unidos;
  4. Ser capaz de ler, escrever e falar inglês básico;
  5. Demonstrar bom caráter moral;
  6. Demonstrar conhecimento e compreensão da história e do governo dos Estados Unidos;
  7. Demonstrar lealdade aos princípios da Constituição dos Estados Unidos; e
  8. Esteja disposto a fazer o juramento de lealdade”.

Prestação de serviço
Brack Law
Escritório principal
648 Central Street, 2nd Fl.
Lowell, MA – 01852
978.453-7225
Boston área
12 Irving Street, Ste. 203
Framingham, MA – 01702
Flórida área
618 E. South Street
Suite 500
Orlando, Flórida – 32801

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros