Carlo Ancelotti é o novo treinador da seleção brasileira

Treinador italiano terá contrato de um ano

0
721
Carlo Ancelotti é o novo treinador da seleção brasileira. Foto: RMCF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na segunda-feira, 12, que o italiano Carlo Ancelotti será o novo treinador da seleção brasileira com contrato válido por um ano e poderá ser renovado até o final do Mundial 2026 que será realizado conjuntamente pelos Estados Unidos, México e Canadá, caso o Brasil consiga se classificar para a competição.

Oficialmente Carlo Ancelotti vai receber cerca de 10 milhões de euros por ano de contrato com a CBF. Caso conquiste o Mundial de 2026, terá direito a um bônus de 5 milhões de euros e Ancelotti já assume a seleção brasileira para as datas Fifa de junho.

Ancelotti de 65 anos, tem uma longa carreira no futebol como jogador e posteriormente como treinador de sucesso. Ele foi um meio-campista de talento e começou a sua carreira no Parma em 1976 aos 18 anos de idade. Em 1979 transferiu-se para a Roma onde jogou ao lado do brasileiro Paulo Roberto Falcão, e conquistou título da Séria A, quatro Copas da Itália. Posteriormente transferiu-se para o Milan, onde conquistou a Taça dos Clubes Campeões Europeus, competição que passou a ser chamada de Champions League entre outros títulos. Ancelotti jogou no Milan entre 1987 a 1992. Pela seleção italiana, disputou os mundiais de 1986 e 1990.

Em 1995, iniciou no Reggiana a sua carreira de treinador, passando nos anos seguintes pelo Parma e Juventus. A partir daí, sua carreira fez sucesso e em 2001 assumiu a direção técnica do Milan até a temporada de 2008/2009, conquistando a Champions League duas vezes, além do Mundial de Clubes da Fifa em 2007, entre outros títulos.

Em 2009 treinou o Chelsea conquistando a Premier League e a Copa da Inglaterra, tendo sido demitido na temporada seguinte.

Em 2011, treinou o Paris Saint Germain, conquistando o título francês da temporada, pedindo demissão para assumir pela primeira vez o comando do Real Madrid. Na temporada de estreia, conquistou a Copa do Rei e a Champions League, tendo sido demitido no final da temporada de 2014/2015.

No final de 2015, foi contratado pelo Bayern de Munique para substituir Pep Guardiola, conquistando a Bundesliga e duas edições da Supercopa da Alemanha. Entre 2018 a 2019 treinou o Napoli de onde foi demitido e contratado pelo Everton da Inglaterra de onde saiu em fevereiro de 2021.

No mesmo ano acertou o seu retorno ao Real Madrid para substituir Zinedine Zidane, e empilhou títulos e mais títulos, inclusive a Champions League e o Mundial de Clubes da Fifa. Ancelotti tornou-se o primeiro treinador a conquistar títulos nas cinco principais ligas da Europa, a saber, italiana, inglesa, alemã, francesa e espanhola.

Para repercutir a contratação de Carlo Ancelotti pela CBF, a reportagem do MNUSA pediu a opinião de comentaristas e torcedores brasileiros, enviando a eles três perguntas sobre o assunto que estão publicados a seguir.

Perguntas
1.⁠ ⁠O que você achou do anúncio da CBF de que Carlo Ancelotti é o novo treinador da seleção brasileira?
2.⁠ ⁠⁠Ancelotti dará certo no comando da seleção brasileira?
3.⁠ ⁠⁠Ele é o treinador ideal?

Alfredo Melo

“1.⁠ ⁠Como diz um amigo meu. Essa foi de ‘cair o c* da bunda’;
2.⁠ ⁠Gostaria, mas tenho dúvidas, se terá paciência para lidar com a pressão e as críticas da imprensa. Consigo imaginar ele de saco cheio e dizendo em alto e bom som: “vate al diavolo, eu não preciso disso”;
3.⁠ ⁠Talvez não exista o treinador ideal, mas dentro das opções brasileiras, ele é superior, afinal, é considerado ao lado do Guardiola, um dos melhores do mundo.
OBS. Esta mala do Ednaldo, encheu tanto o saco do cara, que acabou vencendo pelo cansaço”, Alfredo Melo.

Hugo ‘Jordan’ Ramos

“1. Acredito ser promissor, mas vai depender de como ele vai se adaptar ao estilo de jogo nosso e principalmente de como lidar com a pressão dos torcedores;
2. Ele tem muito conhecimento e isso é fato, acredito que sabendo lidar com cobranças/pressão pode dar certo;
3. Infelizmente não temos hoje um técnico brasileiro capaz de estar a frente da nossa seleção, portanto é o treinador ideal no momento”, Hugo ‘Jordan’ Ramos.

Donizete Santos

“1. Considerei um bom nome apesar de achar que está um pouco ultrapassado. Tem muita experiência, carisma e bom relacionamento com os atletas;
2. ⁠A curto prazo talvez não, até porque a safra de jogadores não é das melhores. Além disso precisa saber se terá autonomia para convocar de acordo com suas convicções;
3. ⁠Devido à falta de opções foi a melhor escolha”, Donizete Santos.

Guga Isensee

“1. É um grande treinador, eu não esperava essa confirmação, parabéns para CBF, pela contratação dele;
2. Por, mais que ele seja um dos melhores do mundo como treinador, se não houver interferência de outros, acho que poderá fazer algo pela seleção, daí ser campeão é outra história“;
3. Como disse, é um grande treinador e espero sim que ele traga de volta o orgulho de nós, torcedores, com a nossa seleção, ele tem toda capacidade de fazer essa seleção jogar.
Sucesso para ele nessa nova jornada”, Guga Isensee.

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros