RMV publica lista com exigências para obtenção da carteira de motorista

Não pague nada a ninguém para obter a sua carteira de motorista

0
298
Busque informações no lugar adequado. Imagem: ilustração

O Work and Family Mobility Act, que vai proporcionar que imigrantes indocumentados possam obter carteira de motorista entrará em vigor em julho de 2023, e como já era de se esperar, espertalhões estão alvoroçados, pois vislumbram – mais – uma oportunidade de ganhar – muito – dinheiro oferecendo serviços desnecessários.

O Registry of Motor Vehicles (RMV), publicou oficialmente as regras para obtenção da carteira de motorista que é detalhado, objetivo, inclusive com os valores das taxas e é feito exclusivamente nas instalações do Registry of Motor Vehicles. Não existe a possibilidade de que alguém obtenha a carteira por você.

Grupos de WhatsApp estão sendo criados com ‘orientações’ que não tem nada de verdadeiro e sim, oportunismo puro de gente interessada em faturar algum trocado. A reportagem teve acesso a um destes grupos e embora não tenha sido cedido print das conversas, e mediante o compromisso de não revelar nomes, estes não serão citados. No entanto, constatou-se que há gente oferecendo ‘ajuda’ mediante o pagamento de uma taxa.

A intenção é prestar ‘assessoria’ para quem vai tirar a tão sonhada carteira de motorista. Sem contar publicações nas redes sociais que prometem ‘facilidades’ que não existem e nem vão existir.

O Brazilian American Center – BRACE, em Framingham vai promover um mutirão voluntário para prestar ajuda e auxílio para quem vai solicitar a carteira de motorista. “São milhares de pessoas que precisam de informação de qualidade e vamos oferecer gratuitamente orientações para facilitar o processo”, diz Liliane Costa, diretora-executiva do BRACE. A data do mutirão será divulgado oportunamente.

– Portanto, não pague nada a ninguém para colocar seu nome em qualquer lista
– O RMV não iniciou ou tem qualquer tipo de cadastro prévio ativo
– Não forneça números de documentos ou de contas bancária a ninguém

Recomendações importantes que você precisa saber
– Cuidado com informações falsas
– Não se deixe enganar: a lei da carteira de motorista entrará em vigor a partir de julho de 2023
– Neste momento, você ainda não pode enviar uma solicitação ao RMV
– Não pague ninguém para solicitar a licença para você. Espere até julho de 2022 e faça isto você mesmo pessoalmente
– Carteira de motorista é um privilégio…

O que você precisa fazer
– Renove o seu passaporte para ser elegível para obter a carteira de motorista
– Tenha em seu poder certidões de nascimento, casamento e divórcio traduzidas e válidas
– Seu passaporte vai estar válido em julho de 2023?
– Tenha em seu poder certidões de nascimento, casamento e divórcio traduzidas e válidas
– Tenha comprovantes de residência

O que você não deve fazer
– Mentir em possibilidade alguma
– Pagar qualquer valor a qualquer pretexto para qualquer ‘assessor’ que promete facilidades
– Acreditar em qualquer conversa ou publicação nas redes sociais
– Emprestar ou alugar o seu endereço para quem não mora no Estado de Massachusetts

Se o seu passaporte não estiver atualizado, não deixe para a última hora. Consulte a página do Consulado-Geral do Brasil para saber como obter um novo passaporte e tenha em mente que a entidade têm regras específicas para a obtenção do documento.

Os candidatos a ter uma carteira de motorista, poderão precisar de uma auto-escola e elas existem em diversas cidades e regiões. Busque uma auto-escola regulamentada e comprovadamente idônea, pesquise, veja as referências e certifique-se de esteja fazendo a escolha certa. Lembre-se que aqui nos Estados Unidos não há o famoso ‘jeitinho brasileiro’ e as coisas funcionam de verdade. Jamais ofereça propina e suborno em troca de facilidades, pois você pode ser processado judicialmente.

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros