Carteira de motorista: cuidado para não cair em golpes

Cuidado com os 'assessores' que vão cobrar por um serviço que você mesmo pode fazer

0
550
Está chegando a hora de obter a tão sonhada carteira de motorista

A vitória na votação da questão 4, na eleição de terça-feira, 8, trouxe alívio e a certeza de que o Work and Family Mobility Act agora é irreversível e de fato, uma realidade.

Porém a medida entrará em vigor em julho de 2023, e como já era de se esperar, espertalhões estão alvoroçados, pois vislumbram – mais – uma oportunidade de ganhar – muito – dinheiro oferecendo serviços desnecessários.

Lenita Reason, diretora executiva do Brazilian Worker Center (BWC) tem sido enfática quando afirma que as normas para concessão da carteira de motorista serão publicadas pelo Registry of Motor Vehicles (RMV), oportunamente, e até que isto aconteça não há nada que deva ser feito legalmente. 

Grupos de WhatsApp estão sendo criados com ‘orientações’ que não tem nada de verdadeiro e sim, oportunismo puro de gente interessada em faturar algum trocado. A reportagem teve acesso a um destes grupos e embora não tenha sido cedido print das conversas, e mediante o compromisso de não revelar nomes, estes não serão citados. No entanto, constatou-se que há gente oferecendo ‘ajuda’ mediante o pagamento de uma taxa.

A intenção é prestar ‘assessoria’ para quem vai tirar a tão sonhada carteira de motorista. Sem contar publicações nas redes sociais que prometem ‘facilidades’ que não existem e nem vão existir.

O processo para obtenção da carteira de motorista é detalhado e objetivo e é feito exclusivamente nas instalações do Registry of Motor Vehicles. Não existe a possibilidade de que alguém obtenha a carteira por você.

Na sexta-feira, 11, o BWC publicou nas suas redes sociais um alerta que ilustra esta reportagem para que possíveis beneficiários da carteira de motorista não caiam em golpes e percam dinheiro e evitem os espertalhões.

Recomendações importantes que você precisa saber
– Cuidado com informações falsas
– Não se deixe enganar: a lei da carteira de motorista entrará em vigor a partir de julho de 2023
– Neste momento, você ainda não pode enviar uma solicitação ao RMV
– Não pague ninguém para solicitar a licença para você. Espere até julho de 2022 e faça isto você mesmo pessoalmente
– Carteira de motorista é um privilégio…

O que você precisa fazer
– Renove o seu passaporte para ser elegível para obter a carteira de motorista
– Tenha em seu poder certidões de nascimento, casamento e divórcio traduzidas e válidas
– Seu passaporte vai estar válido em julho de 2023?
– Tenha em seu poder certidões de nascimento, casamento e divórcio traduzidas e válidas
– Tenha comprovantes de residência

O que você não deve fazer
– Mentir em possibilidade alguma
– Pagar qualquer valor a qualquer pretexto para qualquer ‘assessor’ que promete facilidades
– Acreditar em qualquer conversa ou publicação nas redes sociais
– Emprestar ou alugar o seu endereço para quem não mora no Estado de Massachusetts

Se o seu passaporte não estiver atualizado, não deixe para a última hora. Consulte a página do Consulado-Geral do Brasil para saber como obter um novo passaporte e tenha em mente que a entidade têm regras específicas para a obtenção do documento.

Os candidatos a ter uma carteira de motorista, poderão precisar de uma auto-escola e elas existem em diversas cidades e regiões. Busque uma auto-escola regulamentada e comprovadamente idônea, pesquise, veja as referências e certifique-se de esteja fazendo a escolha certa. Lembre-se que aqui nos Estados Unidos não há o famoso ‘jeitinho brasileiro’ e as coisas funcionam de verdade. Jamais ofereça propina e suborno em troca de facilidades, pois você pode ser processado judicialmente.

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros