Maura Healey é eleita governadora e questão 4 é aprovada por eleitores

Dia de comemorar: a tão sonhada carteira de motorista está mais próxima

0
211
Maura Healey será a próxima governadora. Foto: Divulgação

A democrata Maura Healey foi eleita na terça-feira, 8, governadora do Estado de Massachusetts com 1.497.548 votos que corresponde e 63.6% dos votos válidos contra 821.044 votos que corresponde a 34.9% do republicano Geoff Diehl que era apoiado pelo ex-presidente Donald Trump, em cerca de 94% dos votos computados até a noite da quarta-feira.

Maura Healey, 51 anos, é a primeira mulher eleita para governar o Estado, e declaradamente LGBTQIA+, foi procuradora-geral do Estado de Massachusetts por oito anos e tornou-se uma combativa adversária de Donald Trump, durante a presidência deste, liderando procuradores-gerais estaduais que processaram inúmeras vezes por diversas razões o então presidente republicano. Healey vai substituir o republicano Charlie Baker, há dois mandatos no cargo de governador do Estado.

Porém, a votação que mais interessava aos brasileiros e pessoas de outros nacionalidades em especial os que são indocumentados era sobre a Questão 4. 

Manobra dos republicanos caiu nas urnas

A aprovação da proposta de conceder carteira de motorista para indocumentados em junho, motivou um grupo de republicanos que movidos pela ignorância e desinformação, resolveu contestar a lei e angariaram milhares de assinaturas para revogar o Work and Family Mobility Act., que constava na cédula eleitoral e perguntava ao eleitor se concordava com a implantação da Lei aprovada no Congresso estadual que concede carteira de motorista para imigrantes indocumentados.

Com os trâmites legais exigidos, a pergunta foi inserida na cédula de votação e imediatamente, as adesões para que eleitores votassem YES tomou conta das comunidades imigrantes e a campanha de esclarecimento YES ON 4 For Safer Roads promovida pelo Work and Family Mobility Committee foi colocada nas ruas e nos meios de comunicação. Na comunidade brasileira, o Brazilian Work Center (BWC), teve um papel importantíssimo e vital para que a votação nas urnas fosse favorável à medida.

A campanha teve a adesão e testemunho de autoridades e personalidades cujas mensagens foram direcionadas aos indecisos. Entretanto, os beneficiários da medida estavam apreensivos, pois depois de tanto tempo viam o risco de que um benefício conseguido com muito esforço e trabalho podia ser cancelado. 

Mas tudo deu certo e apurados 95% das urnas na noite da quarta-feira, o YES obteve 1.225.215 votos, correspondentes a 53.7% do total contra 1.055.380 votos, correspondentes a 46.3% dos votos contrários.

“Vencemos! E esta vitória pertence a todos nós. Muitos que não estão mais aqui e muitos que nunca desistiram de lutar. Vencemos e me sinto muito honrada por ter estado na liderança de uma coalizão com mais de 270 organizações que trabalhou incansavelmente para que chegássemos no resultado de hoje. O meu muito obrigada a todos que se dedicaram e aos meus colegas de trabalho no Brazilian Worker Center por terem lutado comigo, respeitado minha liderança e acreditado que juntos venceríamos”, afirmou Lenita Reason, diretora executiva do BWC e co-presidente do Work and Family Mobility Committee.

A lei que permitirá que imigrantes indocumentados tenham o direito a obter uma carteira de motorista válida, entrará em vigor em julho de 2023.

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros