Tite convoca seleção para o Mundial do Catar

Convocação de Daniel Alves provocou polêmica

0
145
Tite no anúncio da convocação da seleção brasileira para o Mundial do Catar. Foto: CBF

O técnico Tite convocou na segunda-feira, 7, os 26 jogadores que defenderão a seleção brasileira no Mundial do Catar. A surpresa – e polêmica – ficou por conta da convocação do lateral-direito Daniel Alves do Pumas do México, que tem 39 anos e não disputa uma partida oficial desde o mês de setembro, e que atualmente treina com o time B do Barcelona para manter a forma. “O critério para a convocação do Daniel Alves premia a qualidade técnica individual, o aspecto físico e mental. Não temos nele um jogador de 60, 70 metros de ida e volta. Esta é a função dele, fora outras virtudes”, disse Tite.

Jogadores convocados
Goleiros
Alisson – Liverpool
Ederson – Manchester City
Weverton – Palmeiras
Laterais
Danilo – Juventus
Alex Sandro – Juventus
Daniel Alves – Pumas
Alex Telles – Sevilla
Zagueiros
Eder Militão – Real Madrid
Marquinhos – PSG
Thiago Silva – Chelsea
Bremer – Juventus
Meio-campistas
Bruno Guimarães – Newcastle
Casemiro – Manchester United
Fabinho – Liverpool
Fred – Manchester United
Lucas Paquetá – West Ham
Everton Ribeiro – Flamengo
Atacantes
Neymar- PSG
Vinicius Junior – Real Madrid
Antony – Manchester United
Raphinha – Barcelona
Rodrygo – Real Madrid
Richarlison – Tottenham
Pedro – Flamengo
Gabriel Jesus – Arsenal
Gabriel Martinelli – Arsenal 

Para repercutir a convocação de Tite e as perspectivas da seleção, a reportagem do Metropolitan News USA, ouviu alguns torcedores brasileiros, entre eles Gerald D e Alfredo Melo, colunistas do MNUSA. Confira suas opiniões sobre a convocação e as perspectivas da seleção no Catar.

Guga Isensee

“Achei a convocação do Tite 80% boa e não levaria para o Mundial Daniel Alves, Gabriel Martinelli e o Fred. Convocaria o Dudu, Gabigol, Marcos Rocha e o Rodinei. No lugar do Fred, eu convocaria o Gustavo Scarpa. Quanto a campanha do Brasil, acho que a seleção vai ficar nas quartas de final. Infelizmente”, Guga Isensee, que junto com esposa Evelyn, apresentam o programa Espelho do Imigrante. Guga é torcedor do Bahia.

Rodrigo Badaró

Para o flamenguista Rodrigo Badaró é muito atacante e pouca criação. “Penso que esse é o “melhorzinho que está tendo. É uma geração limitada, sem muita criatividade, com um técnico também limitado. Também não gostei da convocação do Daniel Alves; penso que ele vá desempenhar a mesma função que teve nas Olimpíadas, de animador de vestiário. Se fosse pelo momento, levaria o Rodinei do Flamengo, que vive um grande momento esse ano com o rubronegro, e seria uma opção se o time precisasse de maior poder ofensivo. E quem será responsável pela criação nesse time do Brasil? Os volantes? Porque criador nesse elenco, só o Éverton Ribeiro, que na minha opinião não é nem o melhor criador do Flamengo, quiçá da Seleção. Se for por questão de experiência, teria levado o Hulk, que poderia mudar a forma da equipe jogar, e também o Gustavo Scarpa, que seria uma opção para o meio de campo. A camisa pesa, tem um ataque rápido, mas muito jovem, inexperiente. Se passar bem pela fase de grupos, tem futebol para ganhar tudo; mas se não se cuidar no começo, corre o risco de um fazer um fiasco, devido ao equilíbrio do grupo. Tem sido difícil fazer uma comparação, devido ao fato das seleções européias não enfrentarem o Brasil ultimamente”. 

Stuart Silva

“O Tite convocou o que temos de melhor no momento, não levaria o Daniel Alves para a Copa do Mundo, e não consigo pensar em ninguém que não convocaria. Também acho um pouco desbalanceado convocar seis meio-campistas e nove atacantes. Acredito a seleção brasileira estará entre as quatro melhores seleções da Copa, porém uma copa do mundo depende muito do momento de cada time”, Stuart Silva, que é torcedor do Flamengo desde sempre.

Cecilio Abdala

“Como já era esperado, Tite manteve boa parte da base que vinha sendo convocada para os amistosos e as Eliminatórias. Foi uma lista mista com nove jogadores que disputaram a Copa Mundo de 2018. goleiros: (Alisson e Ederson), laterais: Danilo e Daniel Alves, zagueiro: Marquinhos, meio campo: Casemiro e Fred e os atacantes: Neymar e Gabriel Jesus. Outro fato que chama a atenção, é que 12 jogadores da atual lista jogam na Inglaterra que tem o principal campeonato nacional no mundo, que é a Premier League. Não convocaria o Daniel Alves que tem 39 anos e Pedro que é muito lento na minha opinião. Levaria para a Copa do Mundo, o Roberto Firmino e o Renato Augusto. Apesar de ser contestado, o trabalho do técnico Tite na seleção brasileira é ‘positivo’, com 58 vitórias. Na minha opinião, a seleção brasileira é a grande favorita para levar o troféu da copa mundo”, Cecilio Abdala, torcedor do Goiás.

Carlos Pimentel que é torcedor do Fluminense, opina que “de uma forma geral a convocação de Tite não foge muito do que se esperava, mas com algumas surpresas. Eu não levaria o Daniel Alves, que está há muito tempo sem jogar, do mesmo modo que não dá para convocar alguém por seu passado, tem que ser pelo presente. No lugar do Daniel Alves, eu levaria o Fagner, e penso que o Brasil sempre entrará como favorito, eu acredito no título”.

Gerald D

“Vamos lá. Eu não ponho fé nessa seleção. E não é de hoje. Acho uma seleção comum, nada excepcional. Longe do protagonismo de outras seleções. Que tinham limitações, como aquela que ganhou a Copa aqui nos Estados Unidos. Tinha o capitão Dunga, dando as ordens no meio campo. Tinha Romário, o maior atacante de área que Cruijff viu jogar, segundo o próprio. E tinha Bebeto. Só para citar três nomes. E quando comparamos com a seleção que não ganhou a Copa, aquela de Falcão, Sócrates e Zico, me perdoem, a diferença é abissal. Não vou dizer que não torcerei. Mas como justificar Daniel Alves, hoje no time B do Barcelona? Como justificar alguns reservas em seus clubes, como Raphinha? Os laterais e zagueiros, com exceção de Marquinhos, todos absolutamente comuns. Fred. Por que não o marrento do Gabigol? O homem Libertadores? Isso me lembra Tite esquecendo do Luan lá atrás, o melhor do Grêmio naquele momento. Rei da América, protagonista da Libertadores. Erros se cometem, é verdade. Mas uma coisa que eu abomino em futebol, por isso não gosto do Renato, é paternalismo. A seleção brasileira virou uma confraria de compadres. O profissionalismo exige mais. Antigamente, aos mais jovens, seleções eram formadas tendo como base um clube brasileiro. Teve o momento do Santos e do Botafogo. Por que hoje não se faz mais isso? Pegar como base, por exemplo, Palmeiras e Flamengo, disparado, os dois melhores times da América do Sul, reforçado por alguns nomes que jogam na Europa? Talvez o apelo que a seleção já não tem mais se justifique. Perdemos nossa identidade. Podem me chamar de saudosista, mas a amarelinha que Pelé imortalizou não me empolga mais”, diz Gerald D, que é torcedor do Grêmio.

Alfredo Melo

“Achei a convocação do Tite, dentro do esperado e com pouquissímas alterações. É uma convocação que pode nos trazer problemas, pois olhando com cuidado a defesa tem uma média de idade muito alta, sendo que o mais novo é o Marquinhos que tem 28 anos, que considero o melhor de todos os zagueiros disparado. É uma convicção que me preocupa, pois ao mesmo tempo a copa do mundo é um torneio curto, onde os finalistas podem fazer seis ou sete partidas e é uma correria desenfreada e não creio que a nossa defesa possa suportar o ritmo de uma copa, se u Brasil chegar na final. Não levaria nem o Daniel Alves e nem o Gabriel Jesus. O primeiro pela idade e porque não está em atividade e não está disputando,  não tem ritmo que uma competição deste nível precisa. Se o Tite está pensando em termos de liderança, que o levasse como observador e não como jogador. Estas são as minhas restrições ao Daniel, a não ser que o Tite está sendo supersticioso pois o cara tem muitos títulos e acha que isto pode trazer sorte e isto foge da lógica do futebol. Já o Gabriel Jesus melhorou um pouco depois que saiu do Manchester City, mas não o vejo ainda como um jogador que mereça ser convocado, a não ser que ele seja um talismã para o Tite. Em 2018, ele teve uma atuação apagada e passou em branco naquela copa, apesar do Tite dizer que taticamente ele foi bem, mas ao meu ver ele não funcionou. Considero que as chances da seleção na Copa do Catar são boas, embora não a coloque como favorita e há cinco ou seis seleções que estão no mesmo nível, todas com boas chances de ser campeão, que é o caso do Brasil, França, Bélgica e a Argentina”, afirma o botafoguense Alfredo Melo.   

O Brasil está no Grupo H e estreia na Copa do Mundo na quinta-feira, 24 contra a Servia no Lusail Stadium.  

 

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros