Prognósticos para o Brasileirão 2023

A sorte está lançada. Que vença o melhor...

0
270
A cobiçada taça de campeão da Série A. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Esse final de semana marca o início do Brasileirão 2023, não sou sensitivo nem tenho bola de cristal, mas quem não resiste a fazer seus prognósticos sobre o campeão, sobre os classificados para a Libertadores, para a Sul-Americana e principalmente, para o rebaixamento. Esse ano a disputa, teoricamente, será mais acirrada, com a volta do Cruzeiro, Grêmio e Vasco à Série A.

Exercitando o desejo de ser um adivinho, acredito que Palmeiras, pelo conjunto treinador/elenco; o Fluminense pelo mesmo motivo e Flamengo, por seu elenco, podem ser considerados favoritos ao título. Junto a esses três clubes, coloco o Atlético-MG, Corinthians e Internacional, como o grupo eventual de seis clubes brasileiros na Libertadores, lembrando que essas seis vagas, podem ser transformadas em oito. 

Na Sul-Americana aposto que as sete vagas deverão ser ocupadas por Fortaleza, Athletico-PR, América-MG, São Paulo, RB Bragantino, Grêmio e Vasco. Na turma do ‘Nem-nem’, nem Libertadores, nem Sul-Americana e nem rebaixamento, vejo Santos, Botafogo e Cruzeiro. 

Devida a distância entre a zona da Sul-Americana e o rebaixamento ser pequena, Santos, Botafogo e Cruzeiro, podem aparecer em uma ou outra. 

Na zona do rebaixamento poderemos ter Coritiba, Cuiabá, Goiás e Bahia. Faço aqui no rebaixamento, a mesma ressalva da distância mínima, portanto, podem aparecer ao final do campeonato na zona ‘Nem-nem’, alguns clubes listados na zona de rebaixamento.   

Aos torcedores mais exaltados, quero lembrar que se trata de um exercício de imaginação, não havendo nada de concreto. Posso acertar tudo e ser bestial, como posso também errar tudo e ser uma besta.

Campeonato Brasileiro
Série B
A Série B começou na sexta-feira, 14 e termina 38 rodadas depois em 25 de novembro e é disputado por 20 clubes: ABC, Atlético-GO, Avaí, Botafogo-SP, Ceará, Chapecoense, CRB, Criciúma, Guarani, Ituano, Juventude, Londrina, Mirassol, Novorizontino, Ponte Preta, Sampaio Corrêa, Sport, Tombense, Vila Nova e Vitória. Os quatro primeiros sobem para a Série A e os quatro últimos colocados são rebaixados para a Série C.

Série B
1ª rodada
Sexta-feira, 14 de abril
Guarani x Avaí
Ituano x Ceará
Sábado, 15 de abril
Vila Nova x Novorizontino
Mirassol x Chapecoense
Sampaio Correa x Atlético-GO
Juventude x Botafogo-SP
Domingo, 16 de abril
Criciúma x Tombense
Vitória x Ponte Preta
Londrina x ABC
Sem data definida
CRB x Sport 

Série A
A Série A começa no sábado, 15 e cada time joga 38 rodadas e a competição termina em 3 de dezembro. A Série A também é disputada disputada por 20 clubes: América-MG, Athletico-PR, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, RB Bragantino, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco. O Palmeiras é o atual campeão da Série A. 

Série A
1ª rodada
Sábado, 15 de abril
Palmeiras x Cuiabá
América-MG x Fluminense
Botafogo x São Paulo
RB Bragantino x Bahia
Athletico-PR x Goiás
Fortaleza x Internacional
Atlético-MG x Vasco
Domingo, 16 de abril
Flamengo x Goiás
Corinthians x Cruzeiro
Grêmio x Santos

Alfredo Melo

Alfredo Melo é uma enorme criatura no sentido literal, na bondade, no caráter e no conhecimento profundo do futebol e das coisas boas da vida, inclusive pratos deliciosos. Ah, tem também a paixão pelo Botafogo cada dia maior...