Livre-se das chamadas telefônicas indesejadas

Cadastre seu número no registro nacional para não receber chamadas indesejadas

0
418

Quem nunca se irritou com as chamadas telefônicas anônimas, de golpistas, de spammers ou até mesmo um operador de telemarketing oferecendo alguma ‘promoção’ ou tentando um golpe que certamente vai terminar em desgaste e prejuízo para o consumidor.  

As operadoras de telefonia, mantém um banco de dados de prováveis números de telefones de telemarketing e sinaliza estas chamadas automaticamente – as famosas ‘Scam Likely’. Tem gente que simplesmente ignora as chamadas enquanto que outros bloqueiam os números para que não sejam mais incomodados. Porém, quem usa de tais subterfúgios, tem uma lista infindável de números que logo estarão ativos.

Tem também os golpistas que fraudam números reais para tentar aplicar golpes financeiros. São inúmeras falcatruas e é preciso estar atento para não ser lesado.

Companhias de telefonia como T-Mobile oferecem mecanismos de proteção adicional sem nenhum custo para seus clientes. No caso da T-Mobile, ela oferece o aplicativo Scam Shield onde deve ser ativado o Scam Block. Confira com a sua operadora se ela também disponibiliza tais serviços.

Através do Federal Trade Commission (FTC) é possível acessar o ‘National Do Not Call Registry’ que é um cadastro nacional de números indesejados que podem ser registrados. Tanto o cadastro, quanto as inclusões das informações dos números chamadores são gratuitas. Uma vez que os números chamadores estejam no cadastro nacional, nunca mais alguém receberá qualquer ligação deles.

Fique atento para não cair em golpes
Chamada falsa do IRS
Chamadas, e-mails ou mensagens de texto sobre as verificações de estímulo do governo: o IRS não entrará em contato com você para obter informações sobre um pagamento de estímulo ou para solicitar seu número do Social Security ou número da conta bancária. Quem o faz isto é um golpista ou scammer que “quer obter suas informações privadas para causar prejuízo financeiro a você.

Corte de energia elétrica
Ameaças de desconexão imediata de energia ou solicitações de pagamento: se alguém ligar, enviar um e-mail ou visitar sua casa ou empresa com relação a um pagamento pendente e ameaçar desconectar sua energia – não é a Eversource ou qualquer outra companhia de fornecimento de energia. Desligue o telefone imediatamente, exclua o e-mail ou feche a porta. Mesmo se você estiver com problemas para pagar as contas no momento, sua energia não será desligada.

Troca do medidor
Pedidos de um depósito para trocar seu medidor de serviços públicos: se alguém alegar que você precisa pagar para que um novo medidor seja instalado porque o seu está prestes a expirar, desligue o telefone na cara do golpista.

Gravação fraudulenta
Ouça a gravação de uma chamada real de um golpista. Compartilhe essas informações com seus amigos, familiares e vizinhos – especialmente aqueles que são idosos. Para ouvir a mensagem falsa enviada pelos vigaristas clique aqui.

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros