É preciso sonhar

Confie o seu futuro nas mãos de Deus

0
110
Ouse sonhar. Foto: Woods Wole, Massachusetts/Jehozadak Pereira/MNUSA

Vivemos tempos difíceis. Aliás, uma das primeiras frases do livro “The Road Less Traveled” do Dr. Scott Peck diz que “Life is dificult” – A vida é difícil. Socialmente, vivemos um período de desajustes onde as pessoas têm perdido a capacidade de se organizarem e buscarem o crescimento comunitário, visto terem um referencial tão decadente por parte das classes dominantes. Moralmente, atingimos níveis tão baixos, que não deixa nada a desejar aos períodos mais negros da história. Financeiramente, chegamos a níveis preocupantes. As grandes potências já sofrem com o que tem sido chamado de “Crise em escala mundial”; e algumas delas têm visto pela primeira vez na história seu domínio ameaçado. O desnível financeiro é cada vez maior entre os países em desenvolvimento provocando um distanciamento ainda maior entre as classes. O fluxo imigratório tem tomado novos rumos e países pouco conhecidos tem sido vistos como o novo “Eldorado”.

Quando pensamos sobre o futuro, parece que uma nuvem densa e escura paira sobre nossas cabeças. Pensamos mais ou menos assim, ao terminar o curso universitário não haverá emprego, se começar o meu próprio negócio vou falir, se fizer aquele concurso a vaga já foi prometida a alguém que tem um padrinho importante, e no que é o nosso caso, a imigração parece não tomar nenhum rumo mais promissor. Se voltarmos ao Brasil, está ruim. Se ficarmos, não aparece nada melhor. Parece não haver esperança. Em uma situação assim uma pergunta vem à nossa mente, o que fazer agora? Gostaria de sugerir a você duas alternativas.

A primeira é, não desista de sonhar. Deixar de sonhar é iniciar um processo de morte. Vejam que tudo o que vemos aqui, tudo que está ao nosso redor, antes foi gerado em uma mente sonhadora. Os maiores projetos e as mais belas invenções foram acariciadas em mentes férteis e dispostas a desafiar o status quo. Homens e mulheres que viviam adiante do seu tempo, e que não se deixaram manietar pela desilusão e dificuldade. Tente, lute, não desista nem se deixe contaminar pelo mortífero veneno dos profetas do desânimo. Victor Hugo dizia que não há nada como um sonho para mudar o futuro “Utopia hoje, realidade amanhã”.

A segunda é, confie o seu futuro nas mãos de Deus. Ainda há esperança! Há esperança não porque este ou aquele candidato será eleito. Não porque este ou aquele país agora se abre para o mundo. Mas porque há um Deus que governa sobre tudo e nada escapa ao seu olhar. O Deus da Bíblia é um Deus de esperança, de segunda chance, de recomeço, de reconstrução. Aliás, Ele mesmo disse ao profeta Jeremias que tinha para com seu povo pensamentos bons e não ruins, de paz e não de guerra, para dar ao seu povo o fim que eles desejavam. Confie o seu futuro nas mãos de Deus.

Se muitos homens puderam tornar seus sonhos realidade, quanto mais você, que é filho de Deus! Que foi criado para ser a expressão da sua glória e a demonstração da sua graça. Muito mais Deus pode fazer através da sua vida, afinal a Bíblia afirma que: “Tudo posso naquele que me fortalece” – Filipenses 4.13.

Manoel Oliveira

Manoel Oliveira, D.Min, é pastor Presbiteriano ligado à P.C.A. Plantou e pastoreia desde 1999 a New Life Church em Framingham, Massachussets, USA. É casado com Ana Célia e pai de Sarah e Pedro. Conecte-se com o pastor Manoel Oliveira nas redes sociais: Facebook: fb.me/prmanoeloliveira Instagram: instagram.com/manoeloliveiranlc Youtube: youtube.com/c/prmanoeloliveira [...]