Morre o papa emérito Bento 16

Bento 16 foi o primeiro papa a renunciar ao pontificado em quase 600 anos

0
162
Bento 16 será sepultado na Basílica de São Pedro no Vaticano. Foto: divulgação do Vaticano

Morreu na madrugada de sábado, 31, em um convento no Vaticano, o papa emérito Bento 16, aos 95 anos, o primeiro a renunciar ao papado em quase 600 anos. 

O cardeal alemão Joseph Ratzinger, foi eleito papa e substituiu João Paulo 2º em 2005, aos 78 anos e exerceu o papado oito anos, renunciando ao pontificado em 11 de fevereiro de  2013, aos 85 anos, sendo substituído pelo cardeal argentino Mario Jorge Bergoglio, o papa Francisco. No seu discurso de renúncia, Bento 16 afirmou que não tinha forças para governar por causa da sua idade avançada.

O Vaticano publicou no Twitter uma nota comunicando o falecimento de Bento 16, no Mosteiro Mater Ecclesiae, nos jardins do Vaticano, onde vivia discretamente e sob os cuidados de uma equipe de médicos e enfermeiros. “É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI morreu hoje às 9h34 no mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano. Mais informações serão fornecidas em breve”. Na última semana, o papa Francisco pediu orações por ele, por causa do seu estado de saúde delicado. O corpo de Bento 16 descansará a partir de segunda-feira, 2 de janeiro na Basílica de São Pedro, no Vaticano, de acordo com a Igreja católica.

O seu pontificado ficou marcado por casos de abuso sexual de clérigos e pela forma leniente como foram tratados e pelo escândalo Valileaks, onde um mordomo roubou documentos do papa e os entregou para adversários. Os documentos mostravam que havia uma grande resistência e hostilidade de membros da. Cúria Romana a qualquer tipo de reforma e mudanças na Igreja Católica. 

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros