Abril é o mês da prevenção da direção distraída

Prepare-se para uma fiscalização intensa nas ruas e estradas entre os dias 3 a 10 de abril

0
136
Em 2021, morreram 3.522 pessoas em acidentes provocados por motoristas distraídos. Imagem: NHTSA

A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), promove regularmente campanhas de conscientização de segurança nas estradas, ruas e avenidas americanas e escolheu abril como o mês da ‘Conscientização da Direção Distraída” (April Is Distracted Driving Awareness Month), uma prática que se tornou uma epidemia mortal nas estradas.

Envio e recebimento de mensagens de texto, falar e navegar online em telefones celulares, beber café e refrigerante, fazer maquiagem e barba, entre outros fatores são consideradas distrações no volante, que muitas vezes termina em acidentes, inclusive fatais.

De acordo com a NHTSA, em 2020, motoristas distraídos provocaram acidentes que matou 3.152 pessoas. Conforme uma pesquisa da NHTSA de 2017, motoristas de 16 a 24 anos são os mais propensos a usar dispositivos eletrônicos enquanto dirigem, do que pessoas mais velhas.

Motoristas distraídos provocam milhares de acidentes todos os anos

Como parte da campanha “Abril é o mês da Conscientização da Direção Distraída”, haverá entre os dias 3 a 10 de abril, uma fiscalização intensiva para coibir a condução distraída, que é uma das disposições das autoridades para reprimir a prática. A iniciativa faz parte da campanha U Drive. U Text. U Pay – ‘Você dirige. Você manda e recebe mensagens de texto. Você paga’. Ou seja, quem dirigir e for pego pela polícia será multado sem apelação.

Quarenta e oito estados, o Distrito de Columbia – onde está a capital Washington, Porto Rico, Guam e Ilhas Virgens proíbem mensagens de texto para todos os motoristas; 25 estados – incluindo Massachusetts – e territórios proíbem todos os motoristas de usar telefones celulares enquanto dirigem; e 39 estados mais o Distrito de Columbia, Porto Rico, Guam e as Ilhas Virgens proíbem o uso de telefones celulares por motoristas adolescentes ou que tenham tirado carteira de motorista recentemente.

O que é condução distraída?
Condução distraída é qualquer atividade que desvia a atenção da direção, incluindo conversas ou mensagens de texto em seu telefone, comer e beber, falar com pessoas que estão no veículo, mexer no sistema de som, entretenimento ou navegação – qualquer coisa que desvie sua atenção da tarefa de direção segura.

Você não pode conduzir com segurança a menos que a tarefa de dirigir tenha toda a sua atenção. Qualquer atividade que não seja de direção em que você se envolver é uma distração em potencial e aumenta o risco de acidentes.

Dicas para dirigir com segurança
– Alguns veículos já saem de fábrica com o sistema de bluetooth instalado, se precisar falar use-o
– Ao dirigir desative todas as notificações de mensagens de texto
– Quanto menos escutar os avisos de mensagens, menos estará tentado a responder enquanto dirige
– Peça para o passageiro que escreva e envie suas mensagens para que você possa dirigir com segurança
– Há numerosas aplicações disponíveis para ajudar quem dirige a enviar e receber mensagens de texto. Para busca-las na sua loja de aplicativos digite ‘Texting and driving phone app’ ou ‘App prevent texting while driving’
– Guarde o seu telefone ou o coloque no modo silencioso ou no modo avião
– Preserve a sua vida, dos seus passageiros e de outras pessoas dirigindo com atenção e não manuseie seu telefone celular enquanto dirige

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros