Por que você é parado pela polícia no trânsito

Dirigir nos Estados Unidos é um privilégio e não um direito

0
394
Um oficial de polícia tem o direito de parar qualquer veículo, tendo ou não um motivo. Foto: Massachusetts State Police

A partir de 1º de julho, imigrantes indocumentados em Massachusetts poderão obter uma carteira de motorista, e dirigir em qualquer estado americano é um privilégio e não um direito. Requer responsabilidade, cuidado e respeito às leis de trânsito para não se dar mal.

O último relatório do U.S. Immigration and Customs Enforcement’s (ICE) sobre as deportações no ano fiscal de 2022, apontou que 44.247 pessoas foram deportadas por causa de infrações no trânsito – a terceira maior causa de deportações em uma lista de nove itens – somados os crimes de DUI e de outras violações de trânsito.

Grande parte dos processos que terminam em deportação de indocumentados ou de portadores de green card origina-se no trânsito. Tudo começa com a interceptação policial e a partir daí o desenrolar dos fatos é imprevisível, nestes tempos difíceis onde tudo é possível de acontecer. 

Um destes casos é o do brasileiro Fernando Victor de Alencar, que em abril de 2017, foi parado e preso em Nashua, New Hampshire por causa de uma luz de freio do seu carro que estava queimada e colocado em processo que culminou com a sua deportação, mesmo sendo pai de dois filhos americanos.

O trânsito e as leis que o regem nos Estados Unidos são diferentes do Brasil. Portanto, torna-se importante observar alguns procedimentos e atitudes para evitar ser parado e multado, além de dirigir com segurança para evitar acidentes e colocar em risco a própria vida e de outras pessoas.

Obedeça as placas de sinalização. Stop, limite de velocidade, vaga de deficientes, estacionamento, entre outras devem necessariamente ser observadas. Atente também para o farol amarelo. Em vez de acelerar, pare para não correr riscos ou ser interceptado pela polícia.

Algumas das razões por que a polícia para motoristas
– Excesso de velocidade
– Não observar a sinalização de trânsito
– Irregularidades no veículo como luzes de placa, luzes de freio, faróis e outros equipamentos
– Registration vencida
– Stickers de vistoria e de placa vencidos
– Carro sem seguro
– Uso de telefone celular para enviar/receber mensagens de texto
– Dirigir bêbado ou sob o efeito de drogas
– Não sinalizar quando for mudar de pista
– Checagem de placas

Fotos: Massachusetts State Police

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros