E aí? Já está preparado para ter a carteira de motorista?

Entre outros alertas e conselhos, jamais dirija bêbado ou drogado

0
625
Está chegando a hora de obter a tão sonhada carteira de motorista

Não, as perguntas não se referem à documentação necessária, pois a esta altura tudo já deve estar preparado para o tão esperado dia 1º de julho, onde será possível iniciar os procedimentos para obter a sonhada carteira de motorista.

Que cada um dos milhares de imigrantes que não têm documentos possam usufruir um pouco de liberdade que será dirigir sem medo de ser parado pela polícia por qualquer razão e não ser levado preso ou ter o seu carro rebocado por não ter habilitação.

O primeiro dia do mês de julho marcará o fim de uma longa espera que acabou com os sonhos de tantos trabalhadores e de outros que passaram por humilhação e constrangimento pela falta de um documento tão importante e necessário.

Trabalhadores aos quais era permitido comprar e registrar um carro, mas não de dirigir. Há ainda um outro caminho, este muito mais longo e dispendioso pela frente, que é a promulgação de uma lei de imigração. Não custa nada esperar mais um pouco.

Mas a aprovação do Work and Family Mobility Act foi o resultado de um processo lento, demorado, dispendioso e exaustivo que durou anos e foi preciso muita habilidade para vencer os obstáculos, portas de gabinetes fechadas, cara feia, cinismo e pouco caso. Tudo isto foi ignorado e foi preciso persistência para convencer os parlamentares estaduais, na sua imensa maioria composta de democratas para que permitissem a tramitação e aprovação do projeto que não foi o primeiro, mas que teve êxito inédito, apesar da resistência, intransigência e mesquinharia do ex-governador republicano Charlie Baker.

Porém, o Work and Family Mobility Act teve votação suficiente para superar o ranzinza Charlie e entrar em vigor para alegria de tantas pessoas.

Mas, na vida sempre há sempre um porém. O que cada um que vai tirar a sua habilitação deve saber que a carteira de motorista é um privilégio concedido pelas autoridades. Se é um privilégio, ele pode ser revogado a qualquer hora e para isto deve ser bem utilizado por quem o tem. A carteira de motorista é emitida e fiscalizada pelos estados que têm o poder de revogá-las. 

O trânsito e as leis que regem nos Estados Unidos são diferentes do Brasil. Portanto, torna-se importante observar alguns procedimentos e atitudes para evitar ser parado e multado, além de dirigir com segurança para evitar acidentes e colocar em risco a própria vida e a de outras pessoas.

De posse da sua carteira de motorista obedeça às placas de sinalização. Stop, limite de velocidade, vaga de deficientes, estacionamento, entre outras devem necessariamente ser observadas. Atente também para o farol amarelo. Em vez de acelerar, pare para não correr riscos ou ser interceptado pela polícia.

Infelizmente, muitos motoristas perderão o privilégio de dirigir por dirigirem bêbados ou drogados. Outros abusarão da velocidade ou ignorarão os sinais de trânsito propositalmente.

Quando chegar nos balcões da Registry of Motor Vehicles (RMV), tenha a consciência de que você é um privilegiado e está realizando um sonho e que você seja sobretudo um bom motorista e faça valer o esforço e sacrifício de tanta gente que trabalhou arduamente para que você tivesse o privilégio de dirigir sem medo de ser parado pela polícia, de ser humilhado e ultrajado.

Conselhos úteis

– Respeite os limites de velocidade
– Respeite a sinalização
– Não pare em local proibido. Nem por “um minuto”
– Se beber não dirija. As leis aqui são severas com quem é pego dirigindo bêbado. O mesmo vale para drogas de qualquer tipo
– Não ande com os stickers de placa e de vistoria vencidos
– Jamais dirija um carro sem seguro
– Vistorie semanalmente as luzes externas do seu carro
– Use o cinto de segurança. Em Massachusetts é lei
– Não manuseie o seu telefone enquanto estiver parado no trânsito. Você pode ser multado por isto
– Não envie e nem leia mensagens de texto enquanto dirige. É proibido por lei em Massachusetts e em outros estados

 

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros