MAPS lança Campanha de Prevenção sobre HIV/DST

As DST atingem milhões de pessoas no mundo todo

0
885

A Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS) lança a ‘Campanha de Prevenção sobre HIV/DST’ que tem como objetivo esclarecer sobre os riscos das doenças sexualmente transmissíveis. Para isto um vídeo educativo faz algumas informações importantes como:

– Não importa a sua raça
– O seu gênero
– A sua idade
– Quem você ama

O que realmente importa é a sua saúde, cuide dela fazendo testes regulares de HIV, HEP C, Sífilis, Clamídia, Gonorréia e outros para detecção de doenças sexualmente transmissíveis. Use camisinha e PrEP (profilaxia pré-exposição).

As DST se transmitem, principalmente, através das relações sexuais sem o uso de preservativo com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.

As DST – Sexually transmitted disease (STD) – na terminologia em inglês, são um caso sério, que colocam a sociedade em risco, por serem muitas vezes transmitida por negligência e muitas pessoas que são contaminadas não sabem de sua situação, tornando o caso ainda mais crítico, por espalhar DST de forma inconsciente.

Algumas DST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. E isso requer que, se fizerem sexo sem camisinha, procurem o serviço de saúde para consultas com um profissional de saúde periodicamente. Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte.

Usar preservativos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal) é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da Aids, o HIV. Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis. A Aids e a sífilis também podem ser transmitidas da mãe infectada, sem tratamento, para o bebê durante a gravidez, o parto. E, no caso da Aids, também na amamentação. O tratamento das DST melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas doenças.

Contrair HIV/ AIDS não é uma sentença de morte. Com a informação, mudança de estilo de vida e tratamento médico adequados, os pacientes podem viver vidas longas e saudáveis.

O programa da MAPS oferece acompanhamento médico, encaminhamento e assistência a pessoas vivendo com HIV/ AIDS na comunidade. Para marcar o teste confidencial e gratuito ligue para a MAPS no telefone 617.864-7600.

Os coordenadores Antonia Alves, Cambridge – 617.864-7600 e Alvaro Santo, Dorchester – 617.825-5897 são preparados e estão aptos a ajudar com informações sobre o HIV/DST.

O programa de HIV/AIDS e doenças sexualmente transmissíveis da MAPS são financiados pelo US Centers for Disease Control & Prevention, Massachusetts Department of Public Health e do Boston Public Health Commission.

Clínicas gratuitas da MAPS
Lowell
978.970-1250
Atendimento: segundas-feiras – 4 PM-6 PM
Dorchester
617.825-5897
Atendimento: segundas-feiras – 4 PM-6 PM
Somerville
617.764-2091
Atendimento: terças-feiras – 4 PM-6 PM
Cambridge
617.864-7600
Atendimento: quintas-feiras – 3 PM-5 PM
Framingham
508.872-2652
Atendimento: quintas-feiras – 4 PM-6 PM
Brighton
617.787-0557
Atendimento: sextas-feiras – 4 PM-6 PM

Prestação de serviço
Campanha de Prevenção sobre HIV/DST
Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS)
1046 Cambridge Street
Cambridge, MA – 02139
617.864-7600

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros