Abril é o mês da prevenção da direção distraída

Prepare-se para uma fiscalização intensa nas ruas e estradas entre os dias 4 a 8 de abril

0
463
Em 2021, morreram 3.522 pessoas em acidentes provocados por motoristas distraídos. Imagem: NHTSA

A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), promove regularmente campanhas de conscientização de segurança nas estradas, ruas e avenidas americanas e escolheu abril como o mês da ‘Conscientização da Direção Distraída” (April Is Distracted Driving Awareness Month), uma prática que se tornou uma epidemia mortal nas estradas.

Motoristas distraídos provocam milhares de acidentes todos os anos

Envio e recebimento de mensagens de texto, falar e navegar online em telefones celulares, beber café e refrigerante, fazer maquiagem e barba, entre outros fatores são consideradas distrações no volante, que muitas vezes termina em acidentes, inclusive fatais.

De acordo com a NHTSA, em 2021, motoristas distraídos provocaram acidentes que matou 3.522 pessoas. Conforme uma pesquisa da NHTSA de 2017, motoristas de 16 a 24 anos são os mais propensos a usar dispositivos eletrônicos enquanto dirigem, do que pessoas mais velhas.

Como parte da campanha “Abril é o mês da Conscientização da Direção Distraída”, haverá entre os dias 4 a 8 de abril, uma fiscalização intensiva para coibir a condução distraída, que é uma das disposições das autoridades para reprimir a prática. A iniciativa faz parte da campanha U Drive. U Text. U Pay – ‘Você dirige. Você manda e recebe mensagens de texto. Você paga’. Ou seja, quem dirigir e for pego pela polícia será multado sem apelação.

Quarenta e oito estados, o Distrito de Columbia – onde está a capital Washington, Porto Rico, Guam e Ilhas Virgens proíbem mensagens de texto para todos os motoristas; 25 estados – incluindo Massachusetts – e territórios proíbem todos os motoristas de usar telefones celulares enquanto dirigem; e 39 estados mais o Distrito de Columbia, Porto Rico, Guam e as Ilhas Virgens proíbem o uso de telefones celulares por motoristas adolescentes ou que tenham tirado carteira de motorista recentemente.

O que é condução distraída?
Condução distraída é qualquer atividade que desvia a atenção da direção, incluindo conversas ou mensagens de texto em seu telefone, comer e beber, falar com pessoas que estão no veículo, mexer no sistema de som, entretenimento ou navegação – qualquer coisa que desvie sua atenção da tarefa de direção segura.

Você não pode conduzir com segurança a menos que a tarefa de dirigir tenha toda a sua atenção. Qualquer atividade que não seja de direção em que você se envolver é uma distração em potencial e aumenta o risco de acidentes.

Dicas para dirigir com segurança
– Alguns veículos já saem de fábrica com o sistema de bluetooth instalado, se precisar falar use-o
– Ao dirigir desative todas as notificações de mensagens de texto
– Quanto menos escutar os avisos de mensagens, menos estará tentado a responder enquanto dirige
– Peça para o passageiro que escreva e envie suas mensagens para que você possa dirigir com segurança
– Há numerosas aplicações disponíveis para ajudar quem dirige a enviar e receber mensagens de texto. Para busca-las na sua loja de aplicativos digite ‘Texting and driving phone app’ ou ‘App prevent texting while driving’
– Guarde o seu telefone ou o coloque no modo silencioso ou no modo avião
– Preserve a sua vida, dos seus passageiros e de outras pessoas dirigindo com atenção e não manuseie seu telefone celular enquanto dirige

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros