ERRO da Imigração pode separar brasileira de sua família

Brasileira teve status de regularização negado no Consulado Americano no Rio de Janeiro

0
7016
Laiza e James Cimeno estão casados desde 2012

Um possível engano pode custar a continuidade da permanência da brasileira Laiza Cimeno nos Estados Unidos. Em 2004, quando tinha 17 anos, Laiza entrou nos Estados Unidos via fronteira com o México e se estabeleceu em Martha’s Vineyard onde se casou com o americano James Cimeno em 2012. Atualmente, Laiza mora com a família em Edgartown, Martha’s Vineyard.

Recentemente, Laiza entrou com um pedido de regularização do seu status imigratório e o processo caminhou até que ela obtivesse a autorização para ir ao Consulado Americano no Rio de Janeiro para ajustar a sua situação em uma entrevista.

Porém, Laiza teve denegado o seu pedido pois foi detectado que ela tinha uma carta de deportação pendente, o que é negado pelo seu marido. De acordo com uma reportagem do MV Times, o FBI fez uma checagem de antecedentes e não foi constatado que Laiza tivesse qualquer registro de prisão e carta de deportação, além disto não há impressões digitais da brasileira no banco de dados tanto da Imigração quanto do FBI.

Para James, o coiote que a trouxe para os Estados Unidos pode ter vendido os documentos de Laiza para outra pessoa que se fez passar por sua esposa e que teria sido detida, daí a confusão.

Sem perspectiva de que o assunto tenha uma solução rápida, James recorreu aos senadores Ed Markey e Elisabeth Warren para que intercedam e ele consiga trazer Laiza de volta para os Estados Unidos.

Laiza está na cidade de Cuparaque, Minas Gerais com as filhas de sete e dois anos. As meninas devem retornar em breve aos Estados Unidos.

Aa amigas de Laiza estão chocadas com o que aconteceu com ela e fazem preces para que tudo se resolva.

Na noite da quarta-feira, 13, James Cimeno, o marido de Laiza publicou na sua rede social um pedido de ajuda e alerta, com o seguinte teor:

“PEDIDO URGENTE DE AJUDA:
Minha esposa Laiza Cimeno, nossas duas filhas (de 7 e 2 anos) e eu fomos ao Brasil para a entrevista de visto de Laiza. Na quinta-feira, 7 de junho, Laiza teve negado o visto para retornar aos Estados Unidos pela embaixada americana no Rio. Nossa família está dilacerada até que isso seja resolvido. Precisamos que um juiz de imigração revogue a carta de deportação pendente contra ela. Temos um advogado trabalhando nisso, mas essa é uma tarefa muito difícil. Eu estou pedindo ajuda para espalhar nossa história na esperança de chegar ao Congresso, juízes de imigração, políticos, qualquer um. Nossas meninas estão sendo arrancadas de sua mãe. Isso não está certo e precisa ser resolvido, o que o governo está fazendo (não é certo). Por favor e obrigado por sua ajuda”.

Fotos: reprodução de rede social

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros