Condenada por assassinato, brasileira é presa em Quincy, MA

Lenaria foi condenada por assassinar um homem idoso

0
11482
Lenaria Aparecida Pereira, foi condenada no Brasil, por assassinato em primeiro grau. Foto: ERO/Boston
José Ribeiro de Lima tinha 66 anos quando foi assassinado. Foto obtida com exclusividade pelo Metropolitan News USA

A brasileira de Minas Gerais Lenaria Aparecida Pereira (Lenaria Sandoval), 29 anos, foi presa na segunda-feira, 27, por agentes do US Immigration and Customs Enforcement (ICE) e do US Removal Operations (ERO), depois que seu nome foi incluído na Difusão Vermelha da Interpol, já que é foragida da Justiça brasileira, onde foi condenada pelo assassinato de José Ribeiro de Lima. Lenaria foi presa no seu local de trabalho em Quincy, Massachusetts, no fim da manhã da segunda-feira.

Em 4 de dezembro de 2013, em Campos Altos, Minas Gerais, Lenaria e uma cúmplice – Juliana Aparecida de Morais, assassinou José Ribeiro de Lima, que na época do crime tinha 66 anos e atearam fogo no cadáver dele.

De acordo com a sentença, à qual a reportagem do Metropolitan News USA teve acesso, Lenaria foi considerada culpada pelos seguintes crimes:

  1. Homícidio duplamente qualificado por motivo fútil e pelo emprego de asfixia contra a vítima;
  2. Crime de destruição de cadáver, que foi parcialmente incendiado e,
  3. Crime de furto do carro da vítima, um Fiat Strada pelo concurso de duas ou mais pessoas. 

No julgamento, o júri decidiu que Juliana Aparecida de Morais, não praticou os crimes que lhe foram imputados e ela foi inocentada.  

Pelos crimes praticados, Lenaria que na época dos fatos tinha 20 anos de idade, foi condenada a uma pena de 15 anos de reclusão e mais dois anos por agravantes, totalizando 17 anos de condenação. Em dezembro de 2015 Lenaria veio para os Estados Unidos, onde se casou e mesmo condenada e com um mandato de captura pendente, esteve no Brasil em julho de 2021, e retornou sem ser detida de volta para os Estados Unidos. Nesta ocasião, Lenaria recebeu e assinou a intimação do seu julgamento.

Quando Lenaria obteve o status de residente permanente em abril de 2021, omitiu das autoridades de imigração, as acusações criminais a que respondia no Brasil, o que configura violação grave, passível de cancelamento do seu processo imigratório.

Lenaria Aparecida Pereira, está sob custódia das autoridades de Imigração e vai enfrentar um processo de deportação para o Brasil, onde cumprirá a sua pena. 

Texto atualizado em 1º de março de 2023.

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros