State Police alerta para o ‘Golpe dos Avós’

Se receber uma ligação desta, desligue o telefone

0
133
O que não falta para a malandragem é criatividade do mal

A Massachusetts State Police (MSP) fez na sexta-feira, 6, um alerta aos residentes de Massachusetts sobre o chamado “Grandparent Scam” – “Golpe dos Avós”. O golpe geralmente envolve alguém que finge ser neto, sobrinha ou sobrinho ligando para uma pessoa mais velha. No Brasil, o golpe é chamado de falso sequestro.

A pessoa que liga afirma que sofreu um acidente de veículo, foi presa ou alguma outra situação em que precisa de dinheiro de imediatamente. O golpista que se faz passar pelo parente da vítima geralmente implora ao idoso que geralmente é um dos avós para enviar ou transferir uma grande quantia em dinheiro e pede que ele não conte a ninguém sobre a situação. 

Os golpistas também podem se passar por um médico, um advogado, um funcionário do tribunal ou um membro da aplicação da lei, que pode ser também um falso oficial de polícia. Igualmente podem se passar por amigo ou conhecido do suposto parente da vítima.

Por causa das informações disponíveis nas mídias sociais, os golpistas se tornaram hábeis em tornar essas ligações críveis para alvos idosos. Às vezes, eles sabem os nomes ou cidades natais dos destinatários das chamadas, outros membros da família, e os dizem em uma conversa para parecerem críveis. 

“Por favor, não se deixe enganar por isso. A Massachusetts State Police tem conhecimento de 36 residentes de nosso estado que foram vítimas desse golpe nos últimos anos. Estas pessoas foram roubadas em mais de US$ 230 mil. Suspeitamos que haja muito mais vítimas que não percebem que foram enganadas ou que tem vergonha de se apresentar. Pedimos aos residentes locais que não se deixem enganar por tais chamadas e não conversem com o chamador. Em vez disso, desligue e relate a ligação a um membro real da família e ao departamento de polícia local”, diz o alerta da MSP.

O golpe é antigo, e periodicamente autoridades policiais de outros estados americanos fazem alertas para evitar que idosos, que geralmente são mais frágeis psicologicamente sejam extorquidos por espertalhões.

Não seja uma vítima
Resista a pressão para agir rapidamente em tais situações
Busque entrar em contato com a pessoa ou outro membro da família para se certificar se a ligação é legítima ou não
Jamais envie dinheiro ou gift certificate baseado em uma situação feita por telefone, WhatsApp, mensagem de texto ou e-mail
Desligue o telefone e comunique imediatamente a polícia

 

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros