REABERTURA gradual do Consulado-Geral do Brasil em Boston

Comunicado oficial do Consulado-Geral do Brasil em Boston

0
623
Consulado-Geral do Brasil em Boston. Foto: Jehozadak Pereira

1. O Consulado-Geral do Brasil em Boston informa que, de acordo com os critérios do plano de reabertura estadual, divulgado em 18 de maio, começará a receber novos pedidos de documentos, exclusivamente por correio, a partir de 1º de junho próximo. Pedidos recebidos antes dessa data serão devolvidos sem processamento, com exceção daqueles recebidos antes do dia 21 de março.

2. Nessa primeira etapa, serão recebidos e processados apenas passaportes e segundas vias de documentos emitidos pelo Consulado, e apenas para residentes na jurisdição do Consulado. Encontre as informações sobre como encaminhar suas solicitações por correio clicando aqui. Não há prazo para devolução das solicitações recebidas pelo correio. Emergências serão analisadas exclusivamente por e-mail.

3. Ainda não está definida a data da retomada do atendimento presencial, a depender dos critérios dos governos estadual e municipal. Por esse motivo, ainda não podemos agendar outros serviços que demandem presença no Consulado, tanto na sede em Boston quanto nos consulados-móveis. Em caso de dúvida ou pedido de serviço consular emergencial, escreva para contato.boston@itamaraty.gov.br ou assistencia.boston@itamaraty.gov.br, justificando a urgência (inclusive com cópias de documentos comprobatórios).

4. O Consulado tomou conhecimento de que alguns despachantes têm oferecido serviços de agendamento e pedido de documentos, já a partir da próxima semana. Recordamos à comunidade que o Consulado não possui nenhum despachante credenciado ou agente autorizado, tampouco fornece tratamento especial para despachantes.

Assim, pedimos à comunidade brasileira na jurisdição que siga acompanhando o website oficial e as redes sociais do Consulado. Estes são nossos únicos canais oficiais de informações, não havendo agentes ou despachantes autorizados a falar em nome do Consulado.

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros