Planejando 2023

Planeje sua vida financeira e economize para ter quando precisar

0
117
Sobretudo, seja feliz em 2023...

Ano novo vida nova! Não é assim que dizem por aí? Para muitos o ano vai além da simples mudança da data no calendário da vida. Significa que planejamentos devem ser feitos e decisões repensadas. Para outros que não costumam planejar e pensar suas vidas isto pode ser difícil, mas não é.

Você têm dívidas a ser pagas? Qual é o montante delas? Se sua dívida for de cartões de crédito, uma boa pedida é não usar os cartões até que a atual conta seja toda paga. Cartões de crédito podem ser um bom complemento no orçamento familiar, mas uma hora eles têm de ser quitados.

Vai trocar de carro? Planeje também. Quanto maior for à entrada, menor será o juro anual e a prestação. Não se esqueça das parcelas do seguro.

A compra da casa tão sonhada e dos móveis novos para a decoração? Quanto vai custar tudo isto? Uma boa pedida antes de fazer qualquer novo compromisso financeiro, é ver quanto é sua despesa mensal.

Muitos de nós que moramos nos Estados Unidos investimos no Brasil, para no dia em que hipoteticamente voltarmos para lá termos onde nos fixar. Uns compram casas e apartamentos, outros compram carros ou investem em terra e gado. Tudo o que se investe em propriedades é certamente dinheiro em caixa numa emergência qualquer.

O bem estar de uma família começa forçosamente pela parte financeira, pois sem dinheiro você não vai poder fazer absolutamente nada. Planeje o seu ano a partir do que você ganha. Poupe, não gaste aquilo que não pode gastar. Economize, pois vai que de repente uma nova lei de imigração seja aprovada, você vai precisar de dinheiro para pagar o processo.

Valorize sua família, seus parentes, seus amigos, tome tempo para passear – trabalhar é importante, mas momentos de lazer e de tranqüilidade também devem constar da sua vida. No verão pare para tomar um sorvete e bata aquele papo despretensioso com os seus amigos. Na primavera vá ao Central Park em New York ou no Boston Common ver as flores, ou aproveite algum passeio em alto-mar e vá ver as baleias. Se quiser pode ir pescar, só não esqueça de tirar as devidas licenças.

Se quiser arriscar a sorte vá ao Foxwoods Resort Casino, ou quem sabe se o seu tempo permitir um bom programa é visitar Atlantic City, ou quem sabe Las Vegas? Mas se você não tiver tempo e nem disposição para ir a qualquer destes lugares compre uma daquelas raspadinhas, ou arrisque na compra de uma raspadinha ou nas loterias Mega Millions e Power Ball. Vai que você ganha uma bolada e resolve a vida…

O bem estar de qualquer ser humano passa necessariamente pelo dinheiro. Com ele pode se fazer e ter quase tudo, sem ele não se pode ter tudo e não fazer quase nada. O dinheiro não compra felicidade, mas ajuda um bocado a ser feliz. Por que o planejamento é importante? Porque ele te dá a certeza das decisões que vai tomar. Aproveite os últimos dias de 2022 e planejar 2023.

Curta sua família em todos os momentos, se tiver uma religião pratique-a. Faça o bem, seja voluntário de uma causa justa, não ofenda quem pensa diferente de você por causa de política. Vá ao médico e cuide da sua saúde mental, física e psicológica.

Lembre-se que a carteira de motorista para indocumentados foi aprovada em Massachusetts e estará disponível a partir de julho. Prepara-se para tirar a sua se este for o seu caso. Certifique-se de que tenha todos os documentos que serão exigidos, não pague nada a ninguém para ‘facilitar’ a obtenção do documento. Fuja dos espertalhões e oportunistas, e quando tiver em mãos a sua tão sonhada carteira de motorista seja responsável e faça um bom uso dela. Lembre-se que beber e dirigir não tem nenhuma compatibilidade e você pode perder o seu privilégio se isto acontecer.

Coloque numa coluna o quanto você ganha. Numa outra quanto você tem de despesas. Corte aquilo que for supérfluo. Assim é com o gás – se você optar por um plano fixo mensal – pagará menos no final do ano. Com a energia elétrica é a mesma coisa. E por falar em energia elétrica, apague as luzes da sua casa. Descubra caminhos alternativos para ir trabalhar e use a gasolina mais cara, pois o rendimento dela é maior e o motor trabalha melhor.

Se você prestar a atenção vai ver que no final do ano pode economizar até US$ 1 mil com pequenas atitudes que não vão tomar o seu tempo. Não se envergonhe de usar cupons. Se não sabe como fazer, pergunte a quem sabe. Os descontos podem ser de centavos, mas vão fazer uma diferença no fim do ano.

Além disto conte com imprevistos, faça contas, não gaste mais do que você ganha. Se tiver de investir, economize, pesquise, espere. O sucesso de um homem – ou de uma mulher – bem sucedido também começa sempre na parte financeira. Pense nisto.

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros