Os perigos dos airbags defeituosos da Takata

A consulta de qualquer recall pendente é gratuita e rápida

0
135
Airbags defeituosos foram usados em dezenas de modelos de fabricantes diferentes

A National Highway Traffic Safety (NHTSA), faz permanentemente uma intensa campanha para que proprietários de veículos certifiquem-se que seus carros necessitem ou não fazer recall de airbags defeituosos, que foram fabricados pela Takata e que podem explodir provocando ferimentos e mortes.

Recentemente, um motorista morreu quando o airbag TAKATA da Ford Ranger 2006 que ele dirigia, explodiu. O veículo tinha notificações para fazer o recall do airbag que foram ignoradas.

A NHTSA alerta para o perigo, apresentando números que impressionam e dão a exata dimensão dos problemas provocados pelos airbags defeituosos. Cerca de 67 milhões de airbags defeituosos já foram trocados, pois corriam o risco de explodir quando expostos a altas temperaturas e umidade. 

“Não se arrisque e verifique se seu carro ou caminhão precisa de novos airbags. Dezenas de milhões de airbags defeituosos estão sob recall. Mesmo um menor esbarrão no para-choque pode causar o rompimento desses airbags, espalhando estilhaços de metal em condutores e passageiros. Há risco de ferimentos e morte”. Os alertas da NHTSA são para proprietários de automóveis Honda e Acura fabricados entre os anos de 2001-2003 – que tenha airbags Alpha, Ford Ranger 2006 e Mazda Série B.

Os airbags em questão foram fabricados pela Takata e utilizados pelas montadoras BMW, Fiat Chrysler, Ford, Infiniti, Lexus, Mazda, Mitsubishi, Nissan, Subaru e Toyota, além da Honda e da Acura.

Em 2016 governo dos EUA convocou o maior recall de segurança na história do país. As concessionárias estão desde então substituindo os airbags defeituosos em seus veículos de forma gratuita e a campanha já fez com que milhões de veículos tivessem trocados gratuitamente os seus airbags de motoristas e passageiros.

Ao receber cartas e notificações das montadoras não as descarte e busque saber o que contém. Se preferir baixe o aplicativo SaferCar e deixe-o verificar automaticamente se o seu veículo tem recall pendente.

Para saber se o seu airbag precisa ser trocado ou se há algum recall pendente para seu veículo, clique aqui e digite o Vehicle Identification Number (VIN).

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros