Os perigos das cápsulas termogênicas

0
1067

Preocupada por estar em forma e no peso ideal para o casamento da irmã, Marina não conseguia emagrecer de jeito nenhum. Os pounds em torno da cintura teimavam em não desaparecer por mais que ela se esforçasse. Uma amiga dela foi ao Brasil e Marina encomendou uma fórmula de emagrecer da qual ela havia ouvido e que segundo a prima que mora em Vitória, fazia verdadeiro milagre.

Publicação no Facebook
Postagem oferecendo cápsulas termogênicas em bazares e grupos no Facebook. Reprodução

“Já havia tentado de tudo e o máximo que consegui foi engordar cada vez mais depois de cada regime. Tentei de tudo, a começar por uma nutricionista, que não tive paciência para seguir o que ela me prescreveu. E assim foi e quando ouvi acerca das cápsulas termogênicas, logo pedi para mim. Comecei a tomar e senti cansaço e tinha dias que sequer conseguia parar em pé. Um dia, não consegui trabalhar e fui parar nos hospital e os exames constataram que eu estava com problemas na tireóide. Tive no passado um problema com isto, e quando o médico me perguntou se eu estava tomando algum remédio, não consegui mentir para ele. Fui alertada que os efeitos colaterais poderiam ser devastadores para mim. Na embalagem não havia qualquer indicação de que o uso poderia causar problemas. Fui na internet pesquisar e fiquei mais assustada ainda do que estava. Quase dois meses depois tenho dificuldades para dormir, já que um dos efeitos colaterais é a insônia e também muita dor de cabeça. Outro dia vi num bazares que estão oferecendo este produto para emagrecer e resolvi fazer um alerta para quem porventura quer tomar cápsulas termogênicas para emagrecer”, diz Marina, que sabe que a tireóide regula o metabolismo corporal.

As ofertas de produtos e fórmulas para emagrecimento a venda na internet são inúmeras e todas prometem fazer milagres, o que não se constata na prática. No caso dos termogênicos, os médicos e especialistas afirmam que podem ser consumidos dentro de uma rotina de vida saudável, onde haja uma alimentação saudável e atividade física constante. Alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal e aceleram o metabolismo, fazendo com que o corpo queime gorduras sem esforço.

“O objetivo destas cápsulas é aumentar a temperatura corporal, o que faz com que tudo funcione mais, e com o aquecimento o metabolismo é acelerado. No Brasil só são permitidas cápsulas termogênicas de cafeína e apesar de proibido vende-se de tudo. Os ingrediente não são traduzidos e as pessoas não sabem o que estão tomando. Aqui nos EUA a Oxy Elite Pro Super, foi proibido pelo FDA. O corpo e a saúde devem ser respeitados. As pessoas querem ter o corpo da treinadora ou do treinador sendo que cada um tem uma genética diferente. Ficam querendo algo que a genética não vai oferecer jamais. Tomam aminoácido que é proteína quebrada, tomam bomba e tantos produtos que qualquer um vende sem o menor conhecimento do que significa para o organismo. Quem ensina e vende tais produtos não sabe o que está vendendo. Não recomendo que se use as cápsulas termogênicas”, diz a nutricionista Ana Paula Ornelas. “Ninguém sabe o que vai acontecer no fim disto tudo. Não coloque a sua saúde em risco”, finaliza.

Canela, gengibre, pimenta vermelha, café, chá verde, chá de hibisco, vinagre de maçã, etc, são alguns dos alimentos termogênicos.

Contra-indicações e efeitos colaterais
Por aumentar o metabolismo, os alimentos e produtos termogênicos são contra-indicados nos casos de:
Hipertireoidismo
Essa doença já aumenta o metabolismo naturalmente e o uso de termogênicos pode piorar os sintomas da doença;
Doenças cardíacas
Aumentam a frequência cardíaca e estimulam o coração;
Pressão alta
Aumentam a pressão sanguínea;
Insônia e ansiedade
Aumentam o estado de alerta do organismo, impedindo o sono e o relaxamento;
Enxaquecas
O aumento da pressão sanguínea pode levar à piora das dores de cabeça;
Crianças e mulheres grávidas ou que amamentam, não devem fazer uso de cápsulas ou produtos termogênicos em excesso.

Publicado originalmente no Jornal dos Sports USA. Images meramente ilustrativas

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros