MEMORIAL Day é celebrado em todo país

Simbolicamente a data marca a entrada do verão no Hemisfério Norte

0
841
A principal cerimônia no Memorial Day acontece no Arlington National Cemetery no arredores de Washington DC

Celebrado em 2019, na segunda-feira, 27 de maio, o Memorial Day é uma das mais importantes datas no calendário americano, pois ao mesmo tempo em que lembra os homens que morreram em combate a serviço do país, simbolicamente a data marca a entrada do verão no Hemisfério Norte. 

Milhares de pessoas vão às ruas para homenagear os mortos, dando continuidade ao movimento que começou por volta de 1867, quando um grupo de mulheres no sul, queriam lembrar os seus maridos que haviam morrido na Guerra de Secessão. Desfiles e cerimônias acontecem em todo o país honra aos que tombaram nos campos de batalha.

A sociedade e o povo americano para por completo para homenagear e reverenciar os militares, e os soldados mortos são homenageados com as tradicionais guirlandas com as cores da bandeira americana que são depositadas em monumentos, ruas e praças e em especial nos milhares de túmulos de ex-combatentes no país inteiro.

Arlington National Cemetery
A principal cerimônia do Memorial Day acontece no Artlington National Cemetery na Virginia, onde todos os anos são depositadas flores no túmulo do soldado desconhecido – o Túmulo dos Incógnitos, onde estão sepultados militares que morreram na I e II Guerras Mundiais e nas Guerras da Coréia e do Vietnã, entre outros conflitos onde soldados americanos morreram em combate. O Túmulo dos Incógnitos recebe milhares de visitas todos os anos, inclusive de autoridades e dignitários mundiais que quando visitam os Estados Unidos depositam flores lá. 

No Arlington National Cemetery estão sepultados cerca de 260 mil soldados mortos, inclusive cerca de 3,8 mil escravos que morreram na Guerra Civil, devidamente enterrados numa seção especial do cemitério, que é atualmente o segundo em sepultamentos na atualidade – aproximadamente 5,4 mil por ano.

POW/MIA
Muita gente se pergunta o que significa a bandeira preta com a inscrição POW/MIA e You are not Forgotten? POW = Prisoner Of War (Prisioneiros de Guerra) e MIA = Missing In Action (Desaparecidos em Ação), é um movimento que busca lembrar os que foram prisioneiros em guerras e os que desapareceram em ações militares e que nunca serão esquecidos.

Fotos: Arlington National Cemetery

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros