Uma operação conjunta do U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE), do FBI, e do Bureau of Alcohol, Tobacco, Firearms and Explosives (ATF), prendeu no dia 20 de março, em Falmouth, Massachusetts, a brasileira Ilma Leandro de Oliveira, 53 anos, que é acusada de ter cometido sete crimes diferentes relacionados à vitimização sexual de uma criança em Massachusetts, de acordo com um press release divulgado na segunda-feira, 12, pelo ICE e do Enforcement and Removal Operations (ERO), em Boston.
A Corte Distrital de Falmouth indiciou Ilma Leandro de Oliveira em 18 de março por estupro de criança, negligência com criança, exposição indecente, atentado violento ao pudor e agressão física contra menor de 14 anos, atos não naturais com criança, estupro qualificado de menor e incesto.
Em 20 de setembro de 2007, a U.S. Customs and Border Protection (CBP) prendeu Ilma Leandro, após ela entrar ilegalmente nos Estados Unidos perto de Laredo, Texas. O CBP emitiu uma notificação e uma ordem de deportação acelerada contra a brasileira, e em 27 de dezembro de 2007, o ERO San Antonio, Texas removeu-a dos Estados Unidos para o Brasil.
No entanto, posteriormente em data e local desconhecidos, Ilma Leandro retornou ilegalmente aos Estados Unidos sem ser abordada, admitida ou ter sido liberada em liberdade condicional por um agente de imigração dos Estados Unidos.
O ICE em Boston transferiu a custódia de Ilma Leandro para o U.S. Marshals Service em 8 de abril, para que ela seja processada por reentrada ilegal nos Estados Unidos após a deportação.