Espetáculo teatral Os Silva na América, será apresentado no domingo, 19

Os Silva na América, retrata o cotidiano, as mazelas e as expectativas de muitas famílias

0
573
Os Silva na América: a família mais divertida de todas. Foto: Divulgação

No domingo, 19 de maio em única apresentação, o teatro brasileiro em Boston terá a volta de Os Silva na América, foi escrito por Edel Holz, que também atua e dirige, e que é um dos grandes clássicos do teatro brasileiro nos Estados Unidos. Os Silva na América, representa milhões de famílias de imigrantes que se equilibram entre a condição de indocumentados, mas que vivem na expectativa de dias melhores e que apesar das dificuldades são felizes, honestos e trabalhadores.

Elenco atual de Os Silva na América. Foto: Divulgação

Concebida da Silva (Edel Holz) é uma dona de casa brasileira que vive com Aristides (André Luís Ferreira), seu marido e patriarca da família Silva, sua filha Angelina Jolie (Manu Trindade) numa three family house em Everett, Massachussets, cheia de agregados: sua sobrinha Suelen (Sheylla Kennedy),  que sonha em se casar com americano para ganhar o tão sonhado green card; Claudinei (Fernando Araújo) que é um gay divertido que não quer voltar para o Brasil “nem morta”; Bolo Fofo (Hatem Halabi) o gordo que ri de si mesmo e das suas falcatruas e Fatinha (Juliane Farias) a nordestina arretada que fala tudo o que vem na sua cabeça, senão adoece.

Edel Holz é escritora, diretora, atriz e produtora teatral. Foto: Divulgação

“A peça se inicia com a demorada chegada de Neuzinha (Lais Ribeiro) a filha mais velha que vem pelo México e entre uma música e outra que faz matar a saudade do Brasil na voz de Fernando Holz, viajamos no tempo e no espaço e embarcamos nessa comédia junto com os personagens. Todos muito familiares: a dona de schedule, a manicure, o cozinheiro, o pintor de parede, o cabeleireiro. Falamos nos Silva o ‘infalável’. A falta de documento que grita e se cala ao mesmo tempo. Ela mata e deixa viver cada dia um pouco. A imigração tão conhecida por nós como ‘Mimi’ é a inimiga mortal dos Silva e deve ser evitada a qualquer custo. Eles se escondem debaixo da mesa, pensando que é o ICE quem bate na porta. Poderia ser a Avon! Rarara! Os Silva afinal, são pessoas honestas que vieram pros States em busca de uma vida melhor. Como nós!”, conta Edel Holz, a mente que criou as criaturas, ou melhor os Silva, que fazem rir e chorar, com as suas mazelas, medos e anseios de dias melhores, que certamente deverá chegar, mais dia menos dia.

Os Silva na América, estreou em 2009, no basement do Regent Theater, em Arlington, Massachusetts com uma temporada de oito apresentações, e foi reapresentado em pelos em outras temporadas, uma delas com a atriz e comediante Fabiana Karla.

Os Silva na América é sinônimo de sucesso por trabalhar com o fator “identificação”. Edel Holz escreve sobre a sua, a minha, a nossa história de vida e qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência, é apenas o retrato bem-humorado do que vivem no cotidiano brasileiros de todos os lugares da nossa nação. “Quem viver verá!”, finaliza Edel Holz.

Prestação de serviço
Os Silva na América
Domingo, 19 de maio – 7 PM
Arts at the Armory
191 Highland Ave
Somerville-MA
Ingressos à venda pelo telefone 617.229-8403

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here