EM TROCA do muro, Trump oferece proteção a ‘dreamers e TPS

1
2016
Democratas rejeitaram de imediato a proposta de Trump

No sábado, 19, o presidente Donald Trump propôs aos democratas um acordo para encerrar o ‘shutdown’ que paralisa parcialmente o governo há 29 dias e que atinge cerca de 800 mil funcionários federais que estão sem receber salários. A proposta de Trump foi prontamente rejeitada pelos democratas, que querem encerrar imediatamente a paralisação.

Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados rejeitou a proposta de Trump

Trump propôs o seguinte em troca de verba para a construção de um muro na fronteira com o México:
– Apoiar uma legislação que protege por três anos os beneficiários do DACA – ‘dreamers’;
– Proteção de deportação por três anos dos portadores de status de proteção temporária – TPS;
– US$ 800 milhões para assistência humanitária;
– US$ 805 milhões para detecção de drogas;
– Contratação de 2.750 novos agentes de fronteira;
– Contratação de 75 novos juízes de imigração
– Verba de US% 5,7 bilhões para a construção de uma barreira com 230 milhas.

A presidente da Câmara dos Deputados Nancy Pelosi reagiu dizendo que a proposta de Trump é inaceitável. “Esta proposta não inclui a solução permanente para os ‘dreamers’ e portadores de TPS que o nosso país precisa e apoia”, disse Pelosi. Cerca de um milhão de imigrantes seriam beneficiados com a proposta de Donald Trump.

Ouvido pelo blog MundoYes.com, sobre a proposta do presidente Donald Trump, o advogado Danilo J. Brack foi enfático na sua resposta ao afirmar que os democratas erram ao rejeitar de imediato a proposta presidencial para por fim ao impasse. “É uma proposta que marca o início de uma negociação e é ao meu ver um grande erro dos democratas não considerarem a oferta do presidente. Em uma negociação, um lado faz uma proposta e o outro faz uma contra proposta. Não existe negociação quando um lado diz que quer A e não aceita o B, enquanto que a outra parte quer o B e não aceita o A e ninguém cede. Isto significa a situação de paralização vai continuar por muito tempo, considero que foi uma grande jogada do presidente ao fazer esta oferta, porque estamos falando da possibilidade de garantir segurança por três anos para cerca de um milhão de pessoas que estarão protegidas e de algum modo tranquilas em uma situação da qual se encontram neste momento, onde há uma briga na justiça e com diversas cortes revendo o DACA e o TPS. Já que o Trump abriu um pouco a porta, o que impede os democratas de fazer uma contra proposta? Poderiam pedir que fosse ampliado este número para por exemplo, três milhões de pessoas ou legalizar todo mundo que paga imposto, que está aqui há dez anos e não tem recorde criminal. Evidentemente, o Trump está disposto a negociar e eu particularmente acredito nisto. Com a sua proposta, Trump colocou os democratas numa sinuca de bico porque eles dizendo não para essa situação, como explicarão para alguém que se enquadra tanto no DACA quanto no TPS e que podem ser deportados amanhã? Que eles não querem o muro que na realidade não atingem nenhuma destas pessoas? O orgulho impede que os dois lados negociem, mas ele fez uma proposta aberta e quando a Nancy Pelosi diz que são ofertas que eles já rejeitaram no passado e por isto  desconsidera a oferta. O que precisamos são democratas nos moldes do falecido senador Ted Kennedy e que entendam que a função dos governantes não é somente a reeleição e sim achar um caminho e negociar o bem necessário para o país. Neste momento, uma reforma de imigração é a prioridade número um para nós que somos imigrantes e acho que eles deveriam pedir nem que seja um preço alto, pois se não fizerem uma contra proposta será uma traição muito grande para quem se diz ser a favor do imigrante”, diz Danilo J, Brack. 

Foto: Divulgação Casa Branca

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros

1 COMMENT

  1. Esta mentirosa não vai aceitar mesmo , ela aceitaria se fosse proposta tipo legalização de aborto e coisas fúteis assim, Democratas adora isso. Acorda comunidade imigrante, Trump pode ser difícil e pelo que vê é um homem complicado, mas democratas não são pro imigrantes nunca foram.

Comments are closed.