Definidas as vagas do Mundial 2026

América do Sul terá direito a seis vagas e mais duas na repescagem

0
258
Mundial 2026, será disputado no Canadá, México e Estados Unidos. Ilustração

1. Comentário de um torcedor vascaíno após a derrota de 3×2 do Vasco para o Flamengo, na partida de ida das semifinais do Campeonato Carioca. “Assim é fácil ganhar, jogando 12 contra 10”. Ele se refere ao zagueiro vascaíno Capasso que entregou a bola nos pés do atacante Pedro, do Flamengo, no bico da pequena área. Pedro só tocou para o gol.

2. E lá pelas bandas da Pauliceia Desvairada, Corinthians e São Paulo caíram nos pênaltis para Ituano e Água Santa e deixaram o Palmeiras nas semifinais em companhia de Ituano, Bragantino e Água Santa. Já não se faz mais campeonato paulista como antigamente.

3. Preocupada com a possibilidade do surgimento das Ligas Brasileiras e tentando manter o poder, a CBF abandonou o ranking nacional para a escolha dos participantes da Copa do Brasil e deixou a cargo das federações estaduais, a decisão de escolha através dos campeonatos estaduais. Os regionais estão ‘flopados’, com os grandes usando times reservas em alguns jogos, disputados em estádios sem condições, e em datas e horários sem o menor respeito com clubes e torcidas. Dessa forma, corremos o risco na Copa do Brasil 2024 não termos a participação de Corinthians, Santos, São Paulo, Botafogo e Coritiba. Vai vendo CBF e federações.

4. A FERJ, federação de futebol do Rio de Janeiro, continua cometendo aberrações e ignorando regulamentos. Desde que se associou ao Flamengo, o poderoso de plantão, a Federação Carioca, vem prejudicando os outros filiados. Com a desistência da Globo de transmitir o Campeonato Carioca, por não concordar em pagar para o Flamengo, o dobro da cota de Fluminense, Vasco e Botafogo, a federação assinou contrato com a TV Bandeirantes que concordou com essa condição. Botafogo, Vasco, baseados na lei do mandante (#14.205/2021) que diz que o clube mandante tem a “prerrogativa exclusiva de negociar, de autorizar ou de proibir a captação, a emissão, a transmissão, a retransmissão ou a reprodução de imagens do evento desportivo, por qualquer meio e processo”. Não assinaram o contrato com a Band, para transmitir seus jogos, como mandante. O Fluminense voltou atrás e assinou, depois que a Federação prometeu pagar ao Fluminense um pouco mais do que seria para Botafogo e Vasco. Agora a Federação Carioca, mais uma vez ignorando a lei do mandante, obriga o clube que subir para a Série A a assinar o contrato com a Band. Em tempo: a Band paga uma cota aos clubes pequenos, menor que a metade do que a Globo pagava.

5. A Federação Carioca deve ter algo muito especial. Quem consegue assumir, se torna dono, só sai para a CBF ou pro cemitério. Desde 1956 até hoje, e lá vão 67 anos, a Federação Carioca, só conheceu 4 (quatro)  presidentes. Antonio do Passo assumiu em 1956 e saiu em 1967, ficou 11 anos no cargo e saiu para ser diretor de futebol da CBD. Otávio Pinto Guimarães, assumiu em 1967 e saiu em 1985, ficou 18 anos no cargo, e saiu para a presidência da CBF. Eduardo ‘Caixa D’Água’ Vianna , assumiu em 1985 e morreu no cargo em 2006, ficou 21 anos à frente da Federação. O presidente atual, Rubens Lopes, assumiu em 2006 e já está no cargo há 17 anos. O que esperar desse feudo?

6. A FIFA realizará o Mundial Interclubes em 2023, na Arábia Saudita. A entidade pretende apresentar um novo modelo de disputa para 2023. Campeão da Libertadores contra o Campeão da Concacaf. Triangular entre campeões da África, Ásia e Oceania. Os vencedores das duas chaves se enfrentam para decidir quem enfrenta o campeão europeu. O país sede não terá mais representante. Será que vai ser aprovado?

7. O Mundial de clubes a partir da disputa de 2025, passará a ter novo formato. Será disputado de 4 em 4 anos com 32 clubes, a UEFA terá direito a 12 vagas, a Conmebol 6 vagas, a Concacaf 4 vagas, a Ásia 4 vagas, a África 4 vagas, a Oceania 1 vaga e o país sede 1 vaga. Com esse formato, Palmeiras campeão em 2021 e Flamengo campeão de 2022, já estão assegurados no Mundial. No caso dos campeões de 2021 e 2022, vencerem novamente, ainda não há definição do critério a ser adotado. Com 12 clubes europeus contra 6 da América do Sul, aumenta muito a chance da América do Sul e de outras confederações, ficarem um bom tempo sem ganhar um  título.

8. Confirmadíssimo o Mundial de 2026 nos Estados Unidos, México e Canadá, com a participação de 48 seleções. Os países sede já estão automaticamente classificados. As vagas para o Mundial foram divididas da seguinte forma. Europa 16 vagas, África 9 vagas, Ásia 8 vagas, Américas do Norte e Central 6 vagas (três já estão preenchidas pelos países sede). América do Sul 6 vagas e repescagem 2 vagas. A repescagem será disputada por seis seleções em busca de duas vagas. Uma do continente que sediará a Copa e mais uma de AFC (Ásia), CAF (África), OFC (Oceania), Concacaf e Conmebol. A UEFA (Europa), só terá vaga na repescagem, se um país europeu sediar a Copa. A disputa das duas vagas da repescagem será no país que sediará o Mundial, no mês de novembro do ano que anteceder o Mundial.

9. Acredite se quiser, pela Concachampions, torneio dos campeões da Concacaf, o time do Violette do Haiti, jogando em ‘casa’ venceu o Austin da MLS, por 3×0. O jogo de volta marcado para Austin no Texas, tornou-se um pesadelo para o time haitiano, o consulado americano, negou o visto para mais da metade do time haitiano, suspeitando que eles iriam pedir asilo político ao chegar nos Estados Unidos. Sem outra solução, o Violette, convocou seus jogadores da base, todos amadores para completar o elenco. Foram treze jogadores haitianos , que tiveram o visto negado. Os haitianos disputaram a partida de volta, com apenas três jogadores no banco de reservas. O Austin venceu por 2×0, o que não foi suficiente para eliminar os haitianos. O Violette, foi obrigado a jogar a partida de ‘casa’, na República Dominicana. Esse mesmo time, em !984, venceu a Copa dos Campeões, torneio que deu origem a Concachampions. Após o jogo a cara dos jogadores do Austin era a cara da POBREZA.

10. E as zebras continuam pastando tranquilas pelos gramados da Copa do Brasil. Neste meio de semana , o Águia de Marabá eliminou o Goiás, nos pênaltis (7×6), O Ituano eliminou o Ceará, nos pênaltis (4×2), O Volta Redonda eliminou o Atlético-GO, nos pênaltis (5×4) e o Botafogo eliminou o Brasiliense por 7×1 no tempo normal.

Alfredo Melo

Alfredo Melo é uma enorme criatura no sentido literal, na bondade, no caráter e no conhecimento profundo do futebol e das coisas boas da vida, inclusive pratos deliciosos. Ah, tem também a paixão pelo Botafogo cada dia maior...