Carteira de motorista em Massachusetts: não pague nada a ninguém

Fuja dos malandros e dos espertalhões

0
2695
Está chegando a hora de obter a tão sonhada carteira de motorista

A carteira de motorista para indocumentados está cada vez mais próxima, já que a medida entrará em vigor em julho de 2023, e como já era de se esperar, espertalhões estão alvoroçados, pois vislumbram – mais – uma oportunidade de ganhar – muito – dinheiro oferecendo serviços desnecessários.

Lenita Reason, diretora executiva do Brazilian Worker Center (BWC) é enfática quando afirma que as normas para concessão da carteira de motorista serão publicadas pelo Registry of Motor Vehicles (RMV), oportunamente, e até que isto aconteça não há nada que deva ser feito legalmente. 

Grupos de WhatsApp estão sendo criados com ‘orientações’ que não tem nada de verdadeiro e sim, oportunismo puro de gente interessada em faturar algum trocado. A reportagem teve acesso a um destes grupos e embora não tenha sido cedido print das conversas, e mediante o compromisso de não revelar nomes, estes não serão citados. No entanto, constatou-se que há gente oferecendo ‘ajuda’ mediante o pagamento de uma taxa.

A intenção é prestar ‘assessoria’ para quem vai tirar a tão sonhada carteira de motorista. Sem contar publicações nas redes sociais que prometem ‘facilidades’ que não existem e nem vão existir.

– Portanto, não pague nada a ninguém para colocar seu nome em qualquer lista
– O RMV não iniciou ou tem qualquer tipo de cadastro prévio ativo
– Não forneça números de documentos ou de contas bancária a ninguém

O processo para obtenção da carteira de motorista é detalhado e objetivo e é feito exclusivamente nas instalações do Registry of Motor Vehicles. Não existe a possibilidade de que alguém obtenha a carteira por você.

O BWC publicou recentemente nas suas redes sociais um alerta para que possíveis beneficiários da carteira de motorista não caiam em golpes e percam dinheiro e evitem os espertalhões.

Recomendações importantes que você precisa saber
– Cuidado com informações falsas
– Não se deixe enganar: a lei da carteira de motorista entrará em vigor a partir de julho de 2023
– Neste momento, você ainda não pode enviar uma solicitação ao RMV
– Não pague ninguém para solicitar a licença para você. Espere até julho de 2022 e faça isto você mesmo pessoalmente
– Carteira de motorista é um privilégio…

O que você precisa fazer
– Renove o seu passaporte para ser elegível para obter a carteira de motorista
– Tenha em seu poder certidões de nascimento, casamento e divórcio traduzidas e válidas
– Seu passaporte vai estar válido em julho de 2023?
– Tenha em seu poder certidões de nascimento, casamento e divórcio traduzidas e válidas
– Tenha comprovantes de residência

O que você não deve fazer
– Mentir em possibilidade alguma
– Pagar qualquer valor a qualquer pretexto para qualquer ‘assessor’ que promete facilidades
– Acreditar em qualquer conversa ou publicação nas redes sociais
– Emprestar ou alugar o seu endereço para quem não mora no Estado de Massachusetts

Se o seu passaporte não estiver atualizado, não deixe para a última hora. Consulte a página do Consulado-Geral do Brasil para saber como obter um novo passaporte e tenha em mente que a entidade têm regras específicas para a obtenção do documento.

Os candidatos a ter uma carteira de motorista, poderão precisar de uma auto-escola e elas existem em diversas cidades e regiões. Busque uma auto-escola regulamentada e comprovadamente idônea, pesquise, veja as referências e certifique-se de esteja fazendo a escolha certa. Lembre-se que aqui nos Estados Unidos não há o famoso ‘jeitinho brasileiro’ e as coisas funcionam de verdade. Jamais ofereça propina e suborno em troca de facilidades, pois você pode ser processado judicialmente.

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros