Boston!

0
1680

Originalmente Back Bay encontrava-se sob as águas do Charles River. O aterro e a construção iniciaram-se em 1856 e a área continuou a ser aterrada durante os trinta anos seguintes. Atualmente, Back Bay é destaque entre as áreas mais movimentadas e culturalmente ricas de Boston.

Boston 1
Newbury Street, uma das mais exclusivas – e caras ruas dos Estados Unidos. Reprodução

Diz-se, freqüentemente, que, quando se caminha pela Newbury Street, os edifícios com fachadas de arenito marrom-avermelhado e os cafés nas calçadas fazem o visitante se lembrar da Europa. Na Newbury Street podem ser encontradas algumas das mais exclusivas lojas e boutiques do mundo, bem como magníficas galerias de arte e uma infinidade de restaurantes que oferecem uma ampla variedade de delícias culinárias e cafés. É um passeio imperdível.

O “Public Garden” ou Jardim Público, localizado entre a Arlington Street e o Boston Common, é mais uma das espetaculares atrações de Boston. O parque é rodeado de magníficos canteiros de flores e é conhecido pelos barcos em forma de cisne que carregam passageiros pelo lago central durante a primavera, verão e outono. Fica-se surpreendido com o variado colorido das flores e o cuidado com que são tratadas. No inverno, o lago serve à patinação no gelo, criando uma bela e típica cena de New England.

Boston 2
Copley Place. Foto Jehozadak Pereira

Ao longo do Charles River existem numerosos parques públicos, bem como uma via para ciclistas e pedestres conhecida como “esplanada”. A concha acústica, ou “Hatch Shell” é um centro de performances musicais localizadas na esplanada, lugar de numerosas apresentações gratuitas durante todo o verão. Além disso, a orquestra Boston Pops faz ali apresentações televisionadas nacionalmente, incluindo um concerto com fogos de artifício no Fourth of July.

Back Bay inclui, também, Copley Square e Copley Place. Na animada Copley Square o visitante pode admirar a justaposição da arquitetura do século 19, representada pela Trinity Church, com a moderna torre John Hancock, o mais alto edifício em Boston. A essência de Boston torna-se evidente ao se contemplar esses dois edifícios do cênico parque Copley Square – a combinação do antigo com o moderno, do histórico com o contemporâneo.

Boston 4
Boston Common. Foto Jehozadak Pereira

Para ter uma visão panorâmica da cidade vá a John Hancock Tower ou, então, ao vizinho Prudential “Skywalk”. Ambos oferecem fantásticas vistas de Boston e arredores. A visita a esses lugares, é melhor aproveitada às 5 PM no verão e 4 PM no inverno, assim poderá se deliciar com a vista de Boston, apreciar o pôr do sol e aguardar o espetáculo das luzes noturnas. Em frente ao Copley Square Park, Copley Place lojas oferecem artigos finos numa sofisticada atmosfera interior; chama atenção uma cascata de 12 metros de altura, composta sobre uma obra de arte. Essa área é ligada ao Prudential Plaza, outra área de comércio adjacente ao Hynes Convention Center. Esse complexo poupa o visitante do estremo inverno de New England.

Um pouco adiante, ao longo da Huntington Avenue, encontra-se o complexo e os jardins da sede da Christian Science Church. No interior do prédio principal está o “Mapparium”, um lugar muito bonito onde um globo terrestre de vidro colorido e geograficamente correto ocupa toda a sala. Nas imediações está o Simphony Hall, casa das Orquestras Sinfônica de Boston e Boston Pops.

Um pouco mais além, na Huntington Avenue, fica o Museum of Fine Arts. Esse museu é um dos melhores museus de arte do país e é muito conhecido pelas exposições da Ásia e Antiga Núbia. Nas imediações encontra-se o Museu Isabella Stewart Gardner, uma construção em estilo de palácio veneziano do século 15, onde residiu a Miss Gardner e que atualmente abriga suas coleções de arte européia.

Boston tem muito o que mostrar independente da estação – É só conferir.

Sobre texto original de Paulo DeOliveira. Foto da capa – Marta Ferreira

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros