Alguns locais onde agentes do ICE podem checar status imigratório

0
2503

Com a chegada do verão e em especial do feriado do 4 de julho – Independence Day, milhões de pessoas estarão nas ruas, em viagens, nos lagos, rios, praias e no mar em busca de diversão e momentos de lazer.

É portanto necessário evitar algumas áreas, principalmente para quem não tiver o status imigratório regularizado. Embora agentes do U.S. Department of Homeland Security Immigration and Customs Enforcement (ICE) tenham poder discricionário – livre de condições em todo o país, ressaltadas as que protegem o direito das pessoas, estes agentes podem sim, e se necessário for podem checar  o status imigratório de quem julgarem conveniente.

Cercanias de porto marítimos, principalmente aqueles que tem postos da aduana é um destes locais. Outro lugar onde há de se ter cuidados são as patrulhadas ou supervisionadas pela U.S. Coast Guard.

Quem estiver em barcos, lanchas, jetski, iates ou qualquer outra embarcação deve evitar bebedeiras, uso de drogas, jogar lixo na água, confusões, excesso de velocidade ou qualquer ato que possa provocar a abordagem de agentes que podem acionar agentes do ICE.

Lugares próximos às fronteiras do México ou Canadá podem fazer com que agentes do ICE peçam identificação. Logo, manter-se a uma distância segura é prudente e pode evitar problemas.

Evite problemas, principalmente se não tiver documentos, e há de se ressaltar que mesmo com todo o poder que agentes de imigração detém, imigrantes indocumentados têm direitos. Clique aqui para saber como agir em caso de uma abordagem em qualquer situação. As informações são da advogada Jessica Domínguez.

Imagens: ICE.gov

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros