No seu esforço de mandar embora dos Estados Unidos imigrantes indocumentados, a Administração Trump aumentou a pressão e lançou na segunda-feira, 10, o aplicativo CBP Home Mobile Application, que tem o um novo recurso, o ‘Intent to Depart’ (Intenção de Partir) que permite a qualquer pessoa em situação irregular ou alguém que tenha tido a liberdade condicional revogada se autodeportem, para evitar uma possível prisão e consequente deportação.
Com isto, U.S. Customs and Border Protection (CBP) quer que indocumentados registrem-se voluntariamente no aplicativo sua intenção de ir embora dos Estados Unidos, para caso, desejem no futuro possam retornar ao país de forma legal.
O CBP Home substitui o aplicativo CBP One, que foi lançado na Administração Biden e que tinha a finalidade de permitir que cerca de um milhão de pessoas que estivessem no México agendassem um apontamento para solicitar a entrada legal nos Estados Unidos.
Quando assumiu o governo, Donald Trump descontinuou o CBP One, frustrando milhares de pessoas que tinham agendamentos pendentes. O CBP One foi alvo de severas críticas dos republicanos, que afirmavam que a entrada massiva de pessoas sem uma seleção e triagem adequada poderia facilitar a presença de criminosos procurados em seus países de origem.