TelexFREE: A hora de pagar a conta chegou…

0
2304

Finalmente uma notícia nesta sexta-feira que parece vai abalar milhares de pessoas que fizeram parte da pirâmide financeira TelexFREE. O Boston Globe e outros grandes jornais americanos  divulgaram que James Merrill (foto), sócio do brasileiro Carlos Wanzeler foi preso por ordem de Carmen Ortiz, procuradora federal.

James Merrill e Carlos Wanzeler 2
James Merrill e Carlos Wanzeler quando tudo era só sorrisos e as entradas eram contadas aos milhões de dólares

Já Carlos Wanzeler que também foi acusado, é considerado fugitivo da justiça dos Estados Unidos e um advogado que o defende afirmou numa audiência na quarta-feira que desconhece o paradeiro do seu cliente e que não seria nenhuma surpresa se tivesse viajado para o Brasil, já que possui dupla cidadania.

A atitude das autoridades americanas mostra que desta vez vai ser diferente e que a condescendência com tal situação acabou e não será nenhuma surpresa se mais prisões acontecerem envolvendo os cabeças do esquema. Não se sabe ainda – é cedo demais qual será o efeito da prisão de Merrill pela justiça federal entre os divulgadores e investidores, ou seja, os órgãos reguladores estão agindo e no seu parecer a procuradora Carmen Ortiz afirma que “O escopo desta suposta fraude é de tirar o fôlego. Esses réus planejaram um esquema que captou centenas de milhões de dólares de pessoas que trabalham duro no mundo todo”.

James Merrill e Carlos Wanzeler foram acusados formalmente de fraude eletrônica, relacionada a um esquema de pirâmide e se forem condenados, podem pegar até 20 anos de prisão. Merrill foi preso em Worcester e prestou um depoimento na corte da cidade e estima-se que a fraude ultrapasse US$ 1 bilhão.

Mas por que fraudes como a protagonizada pela TelexFREE tem êxito e sucesso, arrastando milhares de pessoas e enriquecendo trapaceiros? Primeiro de tudo o que atrai tanta gente é na maioria das vezes é pura ganância mesmo e a intenção de ficar milionário da noite para o dia, pegando o primeiro atalho que surge sem se dar conta de que este leva a uma armadilha cujo final será prejuízo, frustração e a sensação de que foi tapeado em algum lugar do caminho.

A comunidade brasileira, ou melhor, algumas pessoas que dela fazem parte são useiras e vezeiras e tomar parte destas vigarices, e agora mesmo há mais de 20 negócios do tipo em andamento, alguns capitaneados pelas velhas e desocupadas figuras de sempre. O grande problema para esta gente é que jamais conseguem amealhar riqueza financeira, pois perdem dinheiro na mesma rapidez com que ganham.

O certo é que com a prisão de Merrill, uma nova etapa começa e agora busca-se Wanzeler para que também pague a sua conta e certamente as autoridades americanas farão de tudo para resgatar o dinheiro amealhado pela dupla e sua quadrilha de vigaristas.

O que não se sabe ainda é se Wanzeler vai deixar Merrill pagar a conta sozinho, e se o fizer, mostrará o quanto tem de covardia e vilania…

 

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros