Respeito

O respeito é a base para uma boa convivência com o próximo

0
147
Respeite para ser respeitado

O respeito é um dos valores mais importantes do ser humano, um valor de destaque na interação social. Algo, com a capacidade de impedir que pessoas tenham atitudes reprováveis em relação ás outras. Muitas religiões abordam este valor, referenciando-o ao próximo, trata-se de reciprocidade, ele representa uma das formas mais básicas e essenciais para uma convivência saudável. 

A palavra respeito é um substantivo masculino oriundo do latim respectus que tem como significado, um sentimento positivo uma ação ou efeito de respeitar, apreço, consideração, deferência. Na sua origem em latim, a palavra respeito significava “olhar outra vez”. Assim, algo que merece um segundo olhar é algo digno de respeito.  

Por esse motivo, respeito também pode ser uma forma de veneração, de prestar culto ou fazer uma homenagem a alguém, como indica a expressão “apresentar os seus respeitos”. Ter respeito por alguém também pode implicar um comportamento de submissão e temor. O conceito do respeito é construído dentro de cada um desde a infância, mas em muitos casos não é ligado ao desenvolvimento, muitos infelizmente, não cultivam este valor. Em especial no tempo que estamos vivendo, onde as circunstâncias da sociedade, contribuem para que as pessoas estejam cada vez mais intolerantes umas com as outras, com mais rivalidade e polarização, dificultando o exercício de respeito uns para com os outros, perdendo assim a oportunidade de evolução em todos os aspectos, Deus é respeito e com certeza neste vasto Universo, não existe entre os humanos uma única visão tida como verdade própria, Deus em sua plenitude, mostra que é a partir da troca de ideias é que evoluímos. 

A evolução surge exatamente  através do respeito mútuo. Ao falar de autoconhecimento, felicidade e qualidade de vida, com certeza esta se falando de um processo de auto respeito. Na  caminhada em busca da felicidade e do desenvolvimento, é preciso ter o respeito como chave principal. Quando se toma consciência deste fato tudo fica mais próximo mais fácil de ser alcançado, as ações micro vão aos poucos transformando-se macro. Ninguém evolui sozinho no topo de uma montanha. Não adianta se isolar do mundo e buscar a evolução, pois esse processo se encontra na maneira como você lida consigo e com os outros. Um exercício de  interação, uma vez que o outro também tem suas opiniões e seus pensamentos, que podem divergir dos seus, mas o respeito não irá permitir que venham  se tornar inimigos. Uma das importantes questões sobre o respeito é que para ser respeitado é preciso antes saber respeitar, o que em muitos casos não acontece. Respeitar não significa concordar em todas as áreas com outra pessoa, mas significa não discriminar ou ofender as  pessoas por causa da sua forma de viver ou de suas escolhas. Uma vez que tais escolhas não venham a causar danos e nem venham a desrespeitar ninguém, ela deve ser vista simplesmente como uma escolha. 

O respeito é algo de grande poder; pois pode levar à obediência e ao cumprimento de algumas normas, citando como exemplo,  cumprimento às leis ou ponderação e sensibilidade ao falar de diferentes religiões, crenças e ou condutas. Em suma, respeitar as opções do outro, em qualquer aspecto, é uma das maiores virtudes que um ser humano pode ter. As pessoas são diferentes, agem diferentes e pensam diferentes. Nunca julgue. Apenas compreenda! Somente desta forma poderá exercer o respeito e vir a ser respeitado, busque não julgar, e sim compreender; pois os limites interpessoais são definidos isto é; o limite de um acaba onde inicia o limite do outro e assim sucessivamente, o desrespeito surge quando os limites são ultrapassados. Em conta partida, só é se possível conquistar o respeito,  pelas somas de atitudes, um simples tropeço pode pôr tudo a perder. Sentir-se respeitado é um dos melhores sentimentos do ser humano pode ter, fortalece em muito a auto estima, elevando os níveis, tanto pessoal como profissional. Algumas atitudes como: ser cordial, ser educado, saber ouvir, prestar atenção, considerar o ambiente hierárquico, sorrir espontaneamente, ser verdadeiro e transparente, ter firmeza nas palavras, apoiar, praticar a humildade e a compaixão podem ser grandes aliados no processo de conquista de respeito. 

Fiquem atentos, lembrem-se, manter relacionamentos é manter e exercer o respeito; é ele que determina os limites da ação interpessoal. Conquistar respeito é conquistar confiança e apreço. Quem respeita sempre terá a possibilidade de ser respeitado e terá como retorno das pessoas um alto nível de confiança e comprometimento. Pensem nisso, reflitam. E acima de tudo lembrem-se de sempre manter uma atitude respeitosa em relação ao outros, independente de quem ele seja. Nós somos todos filhos de uma mesma fonte! Aplique o respeito nas coisas pequenas, converse, discuta, mas com muito respeito aplicado! E encontre assim o caminho para a sua evolução espiritual.

Eliana Pereira Ignacio

Eliana Ignacio é Psicóloga formada pela PUC - Pontifícia Universidade Católica – com ênfase em Intervenções Psicossociais e Psicoterapêuticas no Campo da Saúde e na Área Jurídica. É especializada em Dependência Química pela UNIFESP Escola Paulista de Medicina em São Paulo, Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas; especializada em Atendimento Familiar pelo Grupo Mineiro de Psicologia Humanista. IFL - Instituto Fraternal de Laborterapia em São Paulo. Psicoterapia - Holística. FEBRACT- Federação Brasileira das Comunidades Terapêuticas. DENARC Departamento de Investigação sobre Narcóticos. Conselheira junto ao núcleo de Psicologia Social e Políticas Públicas do Alto São Francisco. Conselheira junto ao SENAD - Secretaria - Nacional de Políticas sobre Drogas - Governo Federal.