Domínio e poder pertencem ao Senhor

“Se o Filho vos libertar sois verdadeiramente livres”

0
121
O Senhor domina sobre toda a terra

Esta frase é de uma música muito conhecida no mundo evangélico. Nela anunciamos que todo o poder e domínio sobre tudo que há pertence a Deus, ele é o único Senhor. Senhor do universo e de todos os seres humanos. Aliás, foi exatamente este título que uma vez atribuído a Cristo enfureceu o Império Romano, e desencadeou uma perseguição enorme, sobre todos os que se recusavam a reconhecer a Cesar como único senhor. Quando chamavam a Cristo de Senhor estavam desconstruindo a idéia de que o poder militar e político de Roma era capaz de determinar quem era o líder maior. Só Deus é o Senhor, de tudo e todos. 

Mas parece-me que a velha idéia de dominar e subjugar as pessoas está novamente encontrando espaço no mundo cristão, desta feita na pessoa dos líderes religiosos modernos. Sabemos que a ascensão de pessoas a posições eclesiásticas como favor do império, transformou a igreja, desde o quarto século até o século XVI, em uma hierarquia dominadora e opressiva. A Igreja legislava não apenas na área da espiritualidade e religião mas em todas as questões da vida, da política às artes tudo passava pelo crivo da Igreja. A Igreja detinha o poder e a última palavra era de seus líderes. 

Os desobedientes eram logo tratados como hereges e por tal atitude condenados a morte ou longos períodos em prisão, mesmo que a desobediência fosse civil e não religiosa. Dentre outros este foi um fator motivador da reforma protestante do século XVI. Reformar o que estava errado na prática eclesiástica e na compreensão teológica. Desligar a autoridade da igreja da ciência, artes, filosofia e do livre pensamento faziam parte do anseio popular. Percebo, com tristeza, que parece que estamos voltando a este período. 

Líderes religiosos se achando no direito de determinar o procedimento das pessoas que estão ligadas a eles como se fossem os senhores destas vidas. Mantém pessoas cativas e subjugadas como se estas pessoas não soubessem escolher seu próprio caminho. 

Ameaçam com maldição eterna a todos os que não se amoldam ao domínio dos auto-intitulados “ungidos de Deus”. Usam o nome de Deus para dominarem as pessoas fragilizadas pelas lutas da vida ou pelo sincero desejo de servir a Deus. Estas pessoas acreditam erroneamente que se não fizerem tudo o que seus líderes falam estão em franca desobediência e rebelião a Deus. 

Tais líderes se aproveitam do momento, e principalmente, do desconhecimento por parte das pessoas das doutrinas básicas da palavra de Deus, e se agigantam como senhores destas vidas. 

Aceitar este procedimento é retroceder naquilo que homens e mulheres no passado deram suas vidas para nos assegurar. Você é livre em Cristo. Líderes religiosos são servos de Deus trabalhando para o bem dos filhos de Deus. Os verdadeiros líderes religiosos ensinam a palavra de Deus para que ela produza maturidade nas pessoas, leve as pessoas para perto de Cristo, para que neste processo se tornem mais capazes e lúcidos para agirem como filhos de Deus. Do contrário estamos indo contra a própria palavra de Deus que afirma que “se o Filho vos libertar sois verdadeiramente livres”.

 

Manoel Oliveira

Manoel Oliveira, D.Min, é pastor Presbiteriano ligado à P.C.A. Plantou e pastoreia desde 1999 a New Life Church em Framingham, Massachussets, USA. É casado com Ana Célia e pai de Sarah e Pedro. Conecte-se com o pastor Manoel Oliveira nas redes sociais: Facebook: fb.me/prmanoeloliveira Instagram: instagram.com/manoeloliveiranlc Youtube: youtube.com/c/prmanoeloliveira [...]