Conheça o Centro do Imigrante Brasileiro

0
1723

Moacir trabalhou um ano numa empresa de pintura de um grego, naturalizado americano, e um dia qualquer, o patrão cismou e o mandou embora sem lhe pagar o mês de salário e as férias correspondentes. Quando tentou receber, Moacir foi ameaçado de ser entregue para a Imigração. A sua opção então foi a de muitos brasileiros que sem conhecer adequadamente as leis americanas – buscar ajuda no Centro do Imigrante Brasileiro, sediado em Allston, e que atende a todos os que buscam apoio lá.

A questão de Moacir foi levada ao escritório do attorney general de Massachusetts, e lá o problema foi resolvido. Casos como este se sucedem todos os dias e faz parte da rotina do Centro do Imigrante Brasileiro, ouvir, analisar, reivindicar e postular para que os direitos de todo imigrante brasileiro seja respeitado independente do status imigratório. Para se ter uma idéia do trabalho desenvolvido, em 2005 o Centro do Imigrante Brasileiro, patrocinou centenas de casos trabalhistas, individuais e coletivos, e recuperou milhares de dólares em salários e verbas trabalhistas não pagos a trabalhadores brasileiros.

Fundado em 1995, por brasileiros que eram ativistas dos direitos humanos no Brasil, e que ao se mudarem para a América, encontraram uma realidade entre os trabalhadores brasileiros que envolvia higiene, segurança, discriminação, injustiça, e até falta de pagamento.

Um dos desafios foi usar em terras americanas a experiência similar adquirida no Brasil, nas relações patrão-empregado, sendo que aqui a imensa maioria dos trabalhadores brasileiros é de indocumentados. Com isto, o Centro do Imigrante Brasileiro, se tornou um dos mais importantes porta-vozes dos trabalhadores brasileiros em Massachusetts, pois confronta e expõe empregadores que abusam dos trabalhadores, e para isto é um dos pontos de coalizão junto com as uniões, sindicatos, outras agências semelhantes, clero e ativistas.

Um dos focos do Centro do Imigrante Brasileiro, é conseguir junto às autoridades estaduais a concessão de driver license para todos os imigrantes de qualquer nacionalidade, e para isto se junta a dezenas de outras entidades que lutam pelo mesmo direito.

CIB 3O Centro do Imigrante Brasileiro é uma das mais prestigiosas e conceituadas entidades de prestação de serviços para o trabalhador imigrante brasileiro nos Estados Unidos. A atual administração desde que assumiu o comando do CIB há pouco mais de três anos depois de uma grave crise que fez com que quase fechasse as suas portas, conseguiu reconquistar a confiança das fundações e autoridades, num trabalho árduo e eficiente de Natalicia Tracy, sua diretora-executiva.

O trabalho de Natalicia consiste entre outras coisas de fincar estacas e articular politicamente com autoridades e entidades, inclusive governamentais. Como é sabido, nos Estados Unidos ouve-se as entidades representativas e não as pessoas e nisto o trabalho da diretoria tem sido eficaz. Uma prova disto é a campanha para conseguir dar ao imigrante indocumentado a carteira de motorista através do projeto de lei ‘Condução Segura’, que é um trabalho feito desde a base pelo CIB, recentemente o projeto não passou na Assembleia Legislativa de Massachusetts, mas será representado no próximo período legislativo.

Em paralelo a tudo isto, há o atendimento ao trabalhador para a qual a entidade recebe verbas e fundos. “Temos recordes de mais ou menos 3 mil pessoas que foram atendidas recentemente. São pessoas que nos ligaram ou nos visitaram buscando informações e as obtiveram. Isto sem contar as visitas que fizermos em igrejas, feiras de saúde, evento do 7 de setembro e Business Expo onde colocamos mesas com informações, ministramos palestras muitas vezes com advogado, um representante da promotoria do estado e da OSHA aptos a tirar dúvidas sobre situações trabalhistas, segurança no trabalho, imigração, direitos do inquilino, entre outras dúvidas e informações. Desde o ano 2013, treinamos mais de 980 pessoas em proteção contra a queda na área da construção residencial. Este treinamento foi subsidiado pelo Ministério do Trabalho com o objetivo de reduzir o número de acidentes no trabalho que muitas vezes resulta em morte do trabalhador”, afirma Natalicia.

CIB 2
Treinamento de segurança do trabalho em convênio com a OSHA. Reprodução Facebook

Durante a gestão da diretoria e de Natalicia Tracy nos últimos quatro anos não incluindo a clínica legal, small claims corte, os casos negociados, e casos que foram encaminhados para o Ministério Público e auxiliaram com tradução, recebimento de cheques de trabalhadores e foram recuperados mais de US$ 2 milhões. “Deixando claro, que não cobramos por este serviço”, diz Natalicia Tracy. “Os serviços mais procurados no CIB são o roubo de salário e horas extras, corte por falta de carteira de motorista, detenção pela imigração e cortes de imigração, abusos ao consumidor, acidente no trabalho, informações sobre seguro de saúde, etc. Temos convênios com a UMass Boston, OSHA e a National Domestic Worker Alliance entre outras entidades, sem contar que somos interlocutores frequentes das autoridades, a começar do governo estadual. Nosso escritório recebe semanalmente centenas de pessoas que vão lá em busca de orientação e ajuda”, continua a diretora-executiva.

Hoje o Centro do Imigrante Brasileiro tem no seu quadro de funcionários dois advogados – um para assuntos de imigração e outro para trabalhadores domésticos, um organizador de direitos trabalhistas, três organizadores para trabalhadoras domésticas sendo um em Boston, dois em Connecticut, uma coordenadora do programa de inglês, duas professoras de inglês, uma vice diretora em Connecticut, uma em Hyannis, a contadora, e Natalicia Tracy, a diretora-executiva. Os voluntários são 14 pessoas entre a diretoria e outras pessoas. “Venha trabalhar conosco. Assim poderemos melhorar mais o nosso atendimento”, finaliza Natalicia Tracy.

Prestação de serviço
Centro do Imigrante Brasileiro
14 Harvard Ave, 2nd floor
Allston, MA – 02134
617.784-2756
www.braziliancenter.org

 

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros