Tolerância zero no trânsito em Massachusetts

0
1097

Em Massachusetts, as mortes de pedestres aumentaram cerca de 26% entre 2014-2015, provocadas por motoristas negligentes que se distraem escrevendo, lendo e enviando mensagens de texto ou falando ao telefone celular, enquanto dirigem. Incluem-se aí os que dirigem bêbados ou drogados.

Uma lei em Massachusetts proíbe os condutores adultos de escrever, enviar ou ler mensagens eletrônicas, interagindo com aplicativos ou navegar na Internet enquanto estiver dirigindo ou parado em um semáforo ou no trânsito. Motoristas menores de 18 anos são totalmente proibidos de usar de telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos durante a condução.

As multas podem custar até US$ 500 e motoristas adolescentes também podem perder sua licença até por um ano, caso transgridam.

Por conta disto, a vice-governadora de Massachusetts Karyn Polito lançou na terça-feira, 28 de junho, junto com a Massachusetts Highway Safety Division (HSD) uma campanha de 100 dias visando a segurança do trânsito e a diminuição de acidentes, o ‘Summer Safe Driving’.

A principal causa de morte de adolescentes em Massachusetts, e em todo o país, são os acidentes de automobilísticos. A inexperiência é o principal fator nestes acidentes, e o verão é o momento mais perigoso para os jovens condutores, uma vez que as estradas estão cheias.

O Governador Charlie Baker aparece em um vídeo que anuncia o serviço público que destaca os perigos, a inexperiência, a distração, a fadiga que fazem com que o desempenho dos jovens caiam. A campanha oferece dicas para os pais sobre como eles podem ajudar a manter seus filhos adolescentes seguros durante o verão que é uma época de condução perigosa.

Ciclistas, motociclistas e segurança de pedestres
O HSD está fornecendo subsídios a 71 departamentos de polícia locais para fiscalização e cumprimento de leis sobre a segurança pedestres, ciclistas e motociclistas. Patrulhas vão garantir que os condutores respeitem e cumpram tais determinações.

“Motoristas serão citados pela utilização de celular para escrever, enviar ou ler uma mensagem eletrônica, incluindo mensagens de texto, e-mails e mensagens instantâneas ou acessar a internet ao dirigir um veículo”, disse o Lieutenant Daniel Griffin da Massachusetts State Police.

O Massachusetts Highway Safety Division está lançando uma campanha de educação mostrando decalques de calçadas em Boston e quiosques de reciclagem para tráfegos locais. A campanha irá também incluir a publicidade de trânsito em ônibus de Boston, New Bedford, Springfield e Worcester, que são as cidades com maior prejuízo e altas taxas de mortalidade no Estado. A campanha vai lembrar pedestres, ciclistas e motoristas para usar de cautela quando utilizar as estradas, avenidas e ruas.

Direção segura
O Massachusetts Highway Safety Division irá lançar também uma campanha que para adultos bêbados e/ou drogados não dirijam e usem táxis e outras opções de transporte. A campanha inclui um vídeo online e tem apoio e patrocínio do Boston Red Sox, Brockton Rox, Lowell Spinners e da Cape Cod League, e outras esquipes desportivas regionais, que inclui sinalização em banheiros, cartazes, vídeos, estádios e anúncios instando fãs a não conduzir se estiverem alcoolizados ou drogados.

Fiscalização de verão
Durante todo o verão a State Police e departamentos de polícia locais em todo o Estado cumprirão estritamente a fiscalização de condução segura, velocidade, cinto de segurança, crianças nas cadeirinhas e no banco de trás até os 13 anos, condução distraída e de acordo com as leis.
Especial atenção será dada na direção e no cumprimento do Move Over Law, para proteger oficiais de polícia, socorristas e trabalhadores nas vias públicas.

Em Massachusetts os motoristas são exortados a proteger a si e suas famílias observando
– Que todos os passageiros estejam acomodados e com o cinto de segurança em cada viagem;
– Crianças devem estar sentadas nas cadeirinhas apropriadas e no banco de trás;
– Crianças menores de 13 anos de idade devem andar no banco de trás;
– Observando limites de velocidade;
– Se tiver algum tipo de deficiência temporária como fraturas, luxações ou machucados não dirija;
– Desligar o telefone antes de dirigir, ou se precisar falar, usar os dispositivos apropriados;
– Ciclistas e motociclistas devem usar capacete;
– Pedestres devem atravessar na faixa de segurança;
– Respeitar de todos os usuários da via pública, incluindo pedestres, ciclistas e motociclistas.

Para mais informações sobre direção segura e campanhas educativas da HSD clique aqui.

Publicado originalmente no Jornal dos Sports USA  Fotos: Massachusetts State Police

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros