SÉRIE especial: Claudia Giuberti – a arte de realizar sonhos

Segunda reportagem especial alusivo ao 'Dia Internacional da Mulher': Claudia Giuberti

0
2925
Lea, Guilherme, Claudia e Guilherme Filho. Acervo familiar

Sentada atrás da sua mesa de tampo de vidro e flores de tecidos no fundo que foi feita manualmente pelo filho Guilherminho, o Guiga, Claudia Giuberti recebe a todos com amabilidade, atenção e carinho. Há 18 anos decorando festas de casamentos, aniversários, celebrações e eventos corporativos, esta capixaba que chegou aos Estados Unidos há 19 anos, tornou-se a referência no que faz.

Guilherme Giuberti, o marido tinha o sonho de viver nos Estados Unidos, chegou em março de 1999, Claudia e filhos chegaram em maio do mesmo ano e a breve interrupção serviu para unir ainda mais a família.

Guilherme que tinha uma fábrica de jeans logo arrumou um trabalho e foi instalar carpetes e pouco tempo depois incentivado pelo seu patrão que lhe deu conselhos e orientações, abriu a sua própria empresa. Claudia que trabalhava com decoração no Brasil limpou casas por três anos.

Cercada dos filhos – Lea e Guiga, do marido e dos netos, Claudia tem soluções e ideias diferentes que são colocadas em prática em centenas de eventos todos os anos.

Comandando ao lado da família uma estrutura invejável da Giuberti Décor & Limousines, tem ainda fôlego e disposição para produzir e participar de divertidos e cativantes vídeos ao lado de Lea com quem divide a criação de ideias que são colocadas em prática pela sua equipe.

De uma tradicional família de gente com mente criativa, desde cedo, Claudia sempre teve um pé na decoração e o bom gosto para as coisas boas e belas. Mas o negócio começou de uma necessidade. Tudo mudou, quando decidiram fazer a festa de 15 anos da Lea e como não havia nada aqui que os agradasse; Claudia arregaçou as mangas e trouxe todo o material de decoração do Brasil.

Bem, a festa ficou linda e eles viram que ali havia uma oportunidade de ter o próprio negócio, mesmo porque as pessoas que foram na festa da Lea queriam uma igual e logo a procura era imensa.

Tinham um jeito todo especial de decorar – e de fazer festas e a oração da família era para que Deus abrisse as portas, e assim foi. As portas continuam abertas, milhares de festas aconteceram nestes 18 anos, os sonhos da família foram sendo realizados.

Um ano depois de começar a fazer festas, Claudia deu o schedule de casas de presente para as funcionárias que trabalhavam com ela. “Não tinha outra atitude a tomar a não ser abençoar aquelas pessoas”, diz.

“Desde que fizemos para a nossa família a primeira festa há 18 anos, temos nos dedicado a fazer festas para outras famílias e hoje olhando para trás vejo que todo o nosso esforço, dedicação e muito trabalho valeram a pena. Nestes anos todos tenho me dedicado a recepcionar pessoas, principalmente as noivas que ao se sentarem na minha frente dizem dos seus anseios, sonhos, desejos e expectativas para as horas mais importantes das suas vidas. Tem também as pessoas que querem celebrar outras datas importantes como o aniversário de um ano das suas crianças, das suas bodas, das debutantes que fazem 15 ou 16 anos. A nossa gente gosta de celebrar e comemorar como poucos. Bem, eu tenho ouvido tantas histórias nestes 18 anos, e posso afirmar com segurança que não há duas noivas iguais e as datas marcadas das agendas jamais são distantes para nós. Mesmo porque o tempo voa. Na medida em que as celebrações vão chegando mais próximas, mais expectativas as pessoas têm e cabe a nós executar com qualidade e coração tudo aquilo que foi idealizado. Para tanto confio plenamente na minha equipe da qual fazem parte os meus amados esposo, filhos, genro e nora e daqui a pouco, pois o tempo passa depressa, os netos também. Tem os funcionários, colaboradores e outros trabalhadores que estão conosco há anos e aos quais sou muito agradecida. Em cada objeto, material, peça e acervo que temos aqui nos custou lágrimas, suor, emoção, esforço e sacrifício e sabemos que muito ainda existe pela frente a ser conquistado. Estamos, sim no meio de uma jornada e nos esforçamos para que ela seja mais bela e bonita do que tem sido. A Giuberti Décor & Limousines não é somente uma empresa que faz decorações de festas. É mais do que isto, é uma família unida que trabalha arduamente cada vez mais”, diz Claudia.

Estar com Claudia e sua família é ouvir histórias maravilhosas e compartilhar experiências que dariam um bom livro, que ela promete um dia escrever. Mas enquanto este dia não chega, ela segue ouvindo palavras como a de Camila Coelho, “A presença de uma decoradora na vida de uma noiva é tão importante, que acabamos nos casando com ela também”, disse sobre Claudia Giuberti que foi a decoradora do seu casamento.

A rotina diária de Claudia e da sua família é por vezes e principalmente na temporada de festas exaustiva e árdua, e é comum vê-la fazendo arranjos, e colocando em práticas as suas ideias. “Temos de seguir em frente, pois a próxima festa nos aguarda”, diz, sobre o planejamento, preparo, carregar e descarregar os caminhões, montar a decoração e horas depois repetir o mesmo processo, já que são os primeiros a chegar e os últimos a sair.

“As pessoas têm sonhos e desejos para as suas festas e eventos. A mim e a minha família, cabe a responsabilidade de realiza-los”, finaliza Claudia, já de sorriso estampado no rosto e a simpatia cativante para receber a próxima noivinha que entrar porta adentro.…

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros