Série especial: a pilantragem da Elite Activity Resurrected

0
2173

Elite4As reportagens a seguir foram publicadas no jornal A Notícia na edição do dia 19 de maio de 2009 e no dia 4 de agosto do mesmo ano. As pessoas que estiveram envolvidas ou foram atingidas por ameaças de processo ou que de algum modo foram pressionadas, terão os seus nomes identificados nesta postagem pelas iniciais dos seus nomes. O Elite Activity surgiu como mais uma ‘bênção’ e terminou como uma decepção e prejuízo financeiro para muita gente. Os incentivadores e agentes do Elite sempre omitiram o fato de que o seu líder e mentor cumpria pena no Texas por fraude e pirâmide financeira. Como sempre, houve muita pressão, ameaças de processo e até de agressão física se tornaram corriqueiros até que tudo acabasse de forma e modo melancólico…   

Elite Activity Resurrected: um bom negócio ou mais uma pirâmide?
Nos últimos dias surgiu em Massachusetts um outro esquema muito parecido com a Mesa da Fé, tanto pelos níveis – sete, quanto pelas promessas de recompensa financeira chamado Elite Activity Resurrected, que segundo a apresentação existe há mais de 10 anos e têm mais de 390 mil participantes, e pretende alcançar cerca de 1 milhão de pessoas até 2010.

O Elite Activity Resurrected é apresentado como um sistema de doações e recebimentos de doações que é capaz de mudar a vida tanto de quem doa, tanto de quem recebe. Um e-mail foi enviado por PN para pastores e radialistas com uma apresentação em Power Point anexada, dando alguns detalhes de como funciona o sistema.

Procurado pela reportagem de A Notícia, PN não quis responder a nenhuma das perguntas feitas a ele por e-mail, e disse que há pessoas que não leram ou buscaram entender o “sistema”, e que pessoalmente estudou por duas semanas todo o processo para poder dizer que não é uma pirâmide, mas sim, uma “bênção” financeira, que está “bombando” na Flórida, mas que tem sido atacada por pessoas no sentido de denegrir o Elite Activity Resurrected.

Questionado sobre a condenação e prisão de Harvey J. Dockstader Jr, criador do esquema, PN afirmou que o site da empreitada continua no ar, e que tudo funciona sob a supervisão dos órgãos governamentais.

Elite3

A realidade é que muitas pessoas estão aderindo ao sistema, que custa US$ 100 para ter acesso ao site do esquema, onde há explicações sobre a prisão de Harvey J. Dockstader Jr. Isto não parece inibir um brasileiro que prefere não se identificar, e depois de aderir ao sistema arrecadou seis vezes mais do que investiu e afirmou que enquanto não estiver perdendo nada vai continuar fazendo parte do Elite, pois o que importa para ele é colocar dinheiro no bolso.

Elite Activity Resurrected
Três homens, buscam reativar o sistema de pirâmide, procurando pastores e líderes religiosos
Na edição de 19 de maio passado publicamos a reportagem especial Elite Activity Resurrected: um bom negócio ou mais uma pirâmide?, e a partir daí, uma série de ameaças de processos, de retaliações diversas e diversos e-mails foram enviados para a redação de A Notícia, além de recados furiosos de quem promove a pirâmide em Massachusetts.

Depois de um período de recolha, há algumas semanas, um pastor, um empresário e um ministro de louvor começaram a procurar pastores e líderes religiosos no sentido de coopta-los e implantar o esquema de pirâmide nas suas igrejas e comunidades.

As vezes a abordagem é direta, outras vezes é sútil e aberta. “Senti-me ofendido com a abordagem que fizeram, e foi constrangedor quando tentavam me convencer que o esquema não é uma pirâmide. Resisti e eles foram embora dizendo que eu estava privando a minha vida de receber bênçãos financeiras para mim e para a igreja”, diz um pastor que foi procurado, recusou e mesmo assim insistiram.

Um outro pastor também ouviu a pedido do trio para que permitisse que as reuniões fossem feitas na sua igreja e para os seus fiéis. “Se a gente não tem convicção do que é certo e do que é errado, acaba caindo na conversa que eles contam. É tanta ‘bênção’, é tanta gente que segundo eles ganha dinheiro, que qualquer um se sente tentado a aderir ao que eles propõem. Recusei, porque sou contra qualquer dinheiro que não seja fruto do trabalho. Tenho um amigo pastor que participa, mas não vou criticá-lo por isto, pois é um problema dela. Há alguns anos ele precisou vender um carro para ressarcir umas pessoas que ele tinha colocado numa outra pirâmide e que deu errado. Parece que ele não aprendeu a lição, mesmo a esposa dele sendo contra. Para mim, isto nada mais é do que um jogo, e se fosse para jogar eu iria num cassino, pois lá eu sei as regras. Também é incrível o que eles dizem que há dezenas de pastores envolvidos no Elite. Se isto for verdade mesmo é decepcionante”.

De acordo, com a reportagem publicada anteriormente o Elite Activity Resurrected foi fundada inicialmente como uma igreja e registrada em Austin, Texas por Harvey J. Dockstader Jr., que era ligado à Igreja dos Santos dos Últimos Dias – Mormons. Harvey Jr é considerado pela justiça americana em alguns estados como um líder de uma seita e promotor de esquema de dinheiro fácil através de pirâmide. Foi assim que a 14a Corte de Apelações em Houston no dia 31 de julho de 2007 condenou o fundador do esquema Elite Activity, Harvey Jr a dois anos de cadeia e a pagar uma multa de US$ 10 mil, por promover esquema de pirâmide. Atualmente ele cumpre a sentença em uma prisão do Texas.

Harvey Dockstader Junior, é o prisioneiro identificado pelo número 07548662, conforme o Texas Departament of Criminal Justice, condenado que foi pelo crime de Pyramid promotional scheme, ou seja, um promoção de um esquema de pirâmide, embora os adeptos e promotores da pirâmide por aqui, jurem de pés juntos que Harvey Junior, jamais foi condenado e preso, no que são desmentidos categoricamente pelo Texas Departament of Criminal Justice.

“Outro dia alguém me telefonou para tentar me convencer que a pirâmide é uma bênção financeira, e que eu poderia ganhar muito dinheiro referendando o sistema para os membros da minha igreja. Bati o telefone na cara do sujeito, e mesmo assim ele me ligou de volta bravo, e antes de desligar na cara dele, disse que da próxima vez ia chamar a polícia para ele. Nunca mais me telefonou”, disse um outro pastor.

 

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros