Proteja sua criança da insolação veicular

Se notar uma criança trancada sozinha em um carro, ligue para o 9-1-1

0
183
Desde 1998, morreram 920 crianças por insolação veicular nos EUA. Foto: NHTSA

Cuide para não esquecer sua criança trancada no carro. Imagem: NHTSA

Todos os anos no quente verão americano tem-se notícia de que alguma criança morreu de insolação veicular ao ser deixada trancada dentro de um carro, geralmente fechado. O esquecimento nunca é proposital, mas é via de regra mortal para as crianças.

Todos os anos, a National Higway Traffic Safety Administration, faz campanhas de alerta e esclarecimento e adverte que é importante entender que as crianças são mais vulneráveis à insolação veicular do que os adultos, independentemente de você ser pai, mãe, cuidador ou espectador. Uma destas campanhas de alerta é a ‘Where’s baby? – Look before you lock?’ – ‘Onde está o bebê – Olhe antes de trancar (o carro)’, em uma tradução livre. Para assistir o vídeo da campanha deste ano, clique aqui.

A temperatura corporal de uma criança aumenta de três a cinco vezes mais rápido do que a de um adulto. Quando uma criança é deixada trancada em um veículo no verão, a temperatura dessa criança pode aumentar de maneira rápida e mortal.

A insolação veicular começa quando a temperatura corporal atinge cerca de 104 graus. Uma temperatura corporal de cerca de 107 graus é letal.

Desde 1998, 920 crianças morreram de insolação depois que foram deixadas ou esquecidas no interior de carros no verão, mortes que poderiam ter sido evitadas, caso fossem observadas regras básicas de proteção contra a insolação veicular.

Dicas e alertas para prevenir mortes de crianças trancadas em carros no verão
Nunca deixe uma criança sozinha em um veículo – mesmo que as janelas estejam parcialmente abertas ou o motor esteja funcionando e o ar-condicionado esteja ligado;
– Crie o hábito de olhar no veículo – frente e atrás – antes de trancar a porta e ir embora
Coloque uma bolsa ou pasta no banco de trás para garantir que seu filho não seja deixado acidentalmente no veículo;
Escreva uma nota ou coloque um bicho de pelúcia no banco do passageiro para lembrá-lo de que uma criança está no veículo;
Ensine as crianças que um veículo não é uma área de lazer e guarde as chaves fora do alcance delas;
– Se você ver uma criança sozinha em um carro trancado, ligue imediatamente para o 911;
– Uma criança em perigo devido ao calor deve ser removida do veículo o mais rápido possível e rapidamente resfriada.

Em apenas 10 minutos, a temperatura dentro de um veículo pode atingir níveis mortais. Se você tem uma criança crie o hábito de olhar no banco de trás toda vez que sair do carro.

Lembre-se: jamais deixe uma criança trancada dentro de um carro nem por ‘um minuto’.

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros