Pluft, o Fantasminha é o novo espetáculo de Edel Holz

0
1360
700_2420
Sophia Holz é a menina Maribel. Foto: Edson Jan/Divulgação

O teatro brasileiro de Boston completa 10 anos de existência e neste período, Edel Holz, brindou o público com espetáculos dramatúrgicos escritos por ela como ‘Brega é quem me diz’, ‘Os  Silva na América’, ‘Mãe e Filha’, ‘Casar pra que, pra que Casar?’, ‘Ali, onde Judas perdeu as botas’, entre outros.

Todos textos originais que tiveram montagens belíssimas e críticas positivas. Em 2010, Edel  adaptou ‘A vida íntima de Laura’ de Clarice Lispector para o teatro e foi muito elogiada pelo espetáculo que falava da vida íntima de uma galinha chamada Laura que morria de medo de virar comida.

700_2433
Andreza Moon é a Mãe de Pluft. Foto: Edson Jan/Divulgação

Segundo Edel Holz, foi a peҫa ‘Pluft, o Fantasminha’ que a fez se apaixonar pelo teatro ao assistir uma montagem em Passos, MG, sua cidade natal. A montagem foi dirigida por Maria Jabace e que ficou para sempre em seu coração.

Agora, Edel homenageia duas Claras importantíssimas no cenário cultural brasileiro: Clara Nunes que  cantava o mar e também era mineira e Maria Clara Machado – atriz, escritora e diretora de teatro.

Anna Borges e Fernando Holz interpretarão sucessos da cantora falecida em 1983 como ‘O Mar Serenou’, ‘A Lenda das Sereias’ e ‘Feira de mangaio’.

Quando Maria Clara Machado estreou Pluft, o Fantasminha em 1955, no Rio de janeiro, ela não imaginaria que este seria seu texto mais famoso ,traduzido para inúmeros idiomas e o infantil brasileiro mais montado em todos os tempos. Segundo ela, Pluft é seu texto mais completo apesar de ter apenas um ato e uma hora de duração.

Pluft ė um fantasminha que tem medo de gente e vive num sótão ,onde o Capitão Bonança escondeu um tesouro. O Pirata Perna de Pau está procurando o tesouro e por isso raptou Maribel, a neta do capitão Bonança e a levou para o sótão onde vive a família de Pluft.

Nas entrelinhas, através de muita poesia, Maria Clara fala do medo que assola a humanidade e que o ser humano é o grande vilão da destruição do planeta Terra. Quando Pluft vê a menina chorando, ele diz; “Acode, mamãe, a menina está derramando o mar inteirinho pelos olhos”…e quando a mãe pergunta se ele tem medo da menina, ele responde: “Dela muito não…Gente é uma gracinha, mamãe. A mãe completa: “Nem sempre, meu filho… Nem sempre…”. Pluft, o Fantasminha tem personagens complexos e apaixonantes. Para um ator, compor qualquer um desses personagens é um privilégio. Foto da capa: Edson Jan/Divulgação.

10333433_10152665803668221_6079939087401099967_o
Cartaz promocional de Pluft, o Fantasminha

Prestação de serviço
Pluft, o Fantasminha de Maria Clara Machado
Direção
Edel Holz
Elenco
Ronald Batista é Pluft
Sophia Holz é a menina Maribel
Andreza Moon é a Mãe de Pluft
Robson Lemos é o Pirata Perna de Pau
Ricardo de Souza é o Tio Gerundio
Simoneide Almeida é João
Leila Regina é Julião
Paula Louro é Sebastião
Participação especial
Fernando Araujo como Capitão Bonança Arco-Íris
Músicos convidados
Fernando Holz e Anna Borges
Produção
Edel Holz e Andreza Moon
Assistentes de produção
Gilceia Paes e Simoneide Almeida
Assistente de figurino/Cenário
Eliane Evangelista

Basement do Regent Theater
6 Medford Street
Arlington, MA
Domingo, 5 de outubro – 11 AM e 4 PM
Domingo, 12 de outubro – 11 AM e 4 PM
US$ 10 para crianças
US$ 20 para adultos

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros