Pensamento positivo = colheita farta

Nossas escolhas delinearão o caminho que iremos percorrer

0
109
Que todas as colheitas sejam fartas. Ilustração

Uma das tendências atuais e da qual fala-se muito é sobre o pensamento positivo, e seu poder. Mas terá o pensamento assim tanto poder? Psicologicamente somos constituídos por pensamentos, atitudes comportamentos, personalidade, etc. Considerando o pensamento o elemento mais básico, constituinte da maioria dos restantes elementos. René Descartes, um filósofo, matemático, físico francês no século XVII, acreditava que a mente e o corpo eram coisas diferentes e independentes, mas enganou-se, já que existem provas irrefutáveis e evidentes de que a mente e o corpo são interdependentes e indissociáveis. 

O ser humano é constituído por uma dimensão física e outra psicológica, é inegável a mútua influência e interação. No entanto, apesar dessa interação óbvia e inegável atualmente, nem sempre foi obvia. Considerar então que os pensamentos não têm influência sobre o corpo, é ignorar séculos de conhecimento. Cada pensamento é responsável por produzir determinadas substâncias e hormonais isto é, mensageiros químicos, os quais levam aos órgãos  e aos tecidos do corpo, mensagens para exercer suas funções no organismo. Por exemplo quando temos medo o organismo produz umas substâncias e quando temos prazer produz outras. 

Quando o “medo” é muito intenso pode surgir o pânico, ou quando permanece durante muito tempo pode surgir stress e estes sintomas já têm um reflexo mais visível no corpo. O sistema imunitário é o sistema responsável pelos mecanismos de defesa do nosso organismo face a invasores externos, tais como bactérias, vírus, fungos, elementos químicos como venenos, etc. 

O sistema imunitário por um lado evita que as doenças se instalem e por outro combate as já instaladas, com o objetivo de “curar” o corpo e a mente. Existem fortes evidências que os pensamentos influenciam o sistema imunitário, resumindo, pensamentos positivos fazem-no mais forte e pensamentos negativos enfraquecem-no. Não é difícil de observar, olhem para as pessoas otimistas e pessimistas que conhecem, muito provavelmente as pessimistas terão mais doenças, as doenças permanecerão mais tempo, terão mais dores, do que as pessoas otimistas. As pessoas mais “felizes”, que mais se riem e que se divertem mais, tendencialmente têm menos doenças e recuperam mais rápido que as restantes. 

O poder do pensamento no organismo é inegável, ambos formam algo semelhante a uma equação matemática, em que corpo e mente podem ser os lados opostos de uma mesma equação. Qualquer alteração de um dos lados, irá refletir-se necessariamente no outro lado. O pensamento influência o corpo, logo o pensamento positivo influenciará positivamente e o pensamento negativo influenciará negativamente.

Porém, o pensamento positivo, sozinho não gera sucesso. O comportamento tem de ser congruente com o pensamento, isto é, não basta pensarmos positivo, o comportamento têm de ir de encontro ao pensamento positivo. Pois se pensarmos no sucesso, mas ficarmos conformados sem fazer nada, ele não vem sozinho ter conosco, temos também que ir ao seu encontro. Atenção, fé sem ação é enganação.

A Universidade de Duke, nos EUA, constatou que emoções positivas podem tornar alguém mais saudável. Para a pesquisa, foi monitorado um grupo de 2.618 pessoas ― homens e mulheres ― que passariam por uma angiografia, exame capaz de revelar como o sangue flui pelas artérias que nutrem o coração. Na ocasião, os voluntários responderam a uma pesquisa sobre o que esperavam do futuro e como estaria sua saúde. Quinze anos depois, o estudo concluiu que os voluntários com as melhores expectativas possuíam 24% a menos de chance de morrer por complicações cardíacas.  

Posteriormente, outro estudo comprovou algo semelhante, mas desta vez com um grupo de homens que vivia em Boston. Os pesquisadores analisaram, durante 12 anos, a capacidade que os voluntários tinham de controlar emoções positivas e negativas. De acordo com o resultado, entre os que tinham mais autocontrole, apenas 6% sofreram um ataque cardíaco ou morreram por doenças cardiovasculares, contra 14% de vítimas entre os homens incapazes de controlar suas emoções.

Em suma, definitivamente nossos pensamentos promovem nossas ações. Nossas ações promovem nossas escolhas. Nossas escolhas delinearão o caminho que iremos percorrer.  A lei da atração é a lei da natureza. Está sempre funcionando, quer você acredite nela ou não, quer que você entenda ou não.  Esse princípio pode ser resumido em três simples palavras: pensamentos viram realidade. O que você irradia em seus pensamentos, sentimentos, imagens mentais e palavras, você atrai para a sua vida. Tudo o que você envia, volta para você. Tudo o que você deseja, volta para você. Portanto a sugestão é  que tenha a mente aberta. Cada ser humano é o que pensa e quem pensa, escolhe; o que semear e estará preparado para sua colheita. 

Eliana Pereira Ignacio

Eliana Ignacio é Psicóloga formada pela PUC - Pontifícia Universidade Católica – com ênfase em Intervenções Psicossociais e Psicoterapêuticas no Campo da Saúde e na Área Jurídica. É especializada em Dependência Química pela UNIFESP Escola Paulista de Medicina em São Paulo, Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas; especializada em Atendimento Familiar pelo Grupo Mineiro de Psicologia Humanista. IFL - Instituto Fraternal de Laborterapia em São Paulo. Psicoterapia - Holística. FEBRACT- Federação Brasileira das Comunidades Terapêuticas. DENARC Departamento de Investigação sobre Narcóticos. Conselheira junto ao núcleo de Psicologia Social e Políticas Públicas do Alto São Francisco. Conselheira junto ao SENAD - Secretaria - Nacional de Políticas sobre Drogas - Governo Federal.