Outubro Rosa: mês da prevenção do câncer de mama

Previna-se contra o câncer de mama

0
102

Outubro é o mês do combate ao câncer de mama e serve de alerta para que mais mulheres se submetam a exames preventivos. Nos Estados Unidos a coisa é levada tão a sério que até a Massachusetts State Police entrou na onda rosa e nos últimos anos caracteriza uma das suas viaturas para conscientizar a população (foto da capa).

Sintomas do câncer de mama

O que é o câncer de mama?
Câncer de mama é uma doença tratável e a descoberta precoce é a chave para sobreviver ao câncer de mama. O câncer normalmente começa com um pequeno nódulo que, com o tempo pode crescer e se espalhar para áreas próximas, como os músculos e pele, assim como nódulo de pus sob o braço. Principalmente o tumor pode se espalhar para órgãos vitais como fígado, cérebro, pulmão e espinha. Uma entre oito mulheres desenvolvem câncer de mama. Mesmo com o recente progresso de descoberta precoce e tratamentos aperfeiçoados, o câncer de mama é terceira maior causa de morte para mulheres nos EUA.
Como ocorre?
A causa do câncer de mama não é conhecida. Qualquer mulher pode desenvolver câncer de mama e apesar de muito menos comum, homens também podem. Algumas mulheres são mais propícias a desenvolver câncer do que outras se apresentarem os seguintes fatores:
• Ter mãe ou irmã com câncer de mama
• Nunca ter tido filhos
• Ter tido o primeiro filho após os 30 anos
• Histórico de exposição a radiação
• Fumar
• Terapia hormonal (estrogênio)
• Uso excessivo de álcool
• Ferimento no seio
• Obesidade

Não há evidências definidas ainda que o uso de pílulas por um longo período de tempo pode causar câncer de mama, mas esta possibilidade continua a ser estudada. Também parece que tomar estrogênio depois da menopausa causa um pequeno aumento de risco de câncer de mama.

O Cambridge Health Alliance disponibiliza atendimento em português para quem precisa de ajuda e orientação. Para saber mais ligue no telefone 617.591-6925 e fale com a coordenadora de Saúde da Mama.

O Governo do Estado de Massachusetts, orienta e informa sobre diversos aspectos da saúde. Para saber mais sobre a saúde da mulher clique aqui. Esta iniciativa é da Rede de Saúde da Mulher – Mass Clearing House. Conheça também a Susan G. Komen Foundation e como contribuir para o combate e o esclarecimento sobre o câncer de mama.

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros