O pássaro ou a serpente?

0
977

Caro leitor, se você pudesse optar por ganhar um pássaro ou uma serpente venenosa por qual deles optaria. Bem, podemos dizer que a imensa e absoluta maioria optaria por ganhar o pássaro de presente, pois com as suas asas voa em liberdade e pode alçar voos inimagináveis. Já a serpente venenosa via de regra vai morder sem dó e nem piedade, principalmente se sentir-se ameaçada, se bem que há algumas que nem precisam sentir-se ameaçadas para atacar.

É óbvio que a imensa maioria vai optar pelo pássaro. Mas há os insanos que querem – e gostam da serpente, que evidentemente por uma questão de caráter vai sempre querer inocular a sua peçonha mortífera.

Por que esta linha de raciocínio? Porque dentro de poucos dias a população de Massachusetts vai escolher quem será o governador pelos próximos anos e as plataformas de cada um deles é por demais conhecida. Há o republicano Charlie Baker (foto da capa em montagem – reprodução Facebook) e o independente Scott Lively que não escondem de ninguém a sua verdadeira ojeriza por imigrantes de qualquer lugar do mundo que estão aqui trabalhando, derramando o seu suor, o seu sangue e os melhores anos das suas vidas para engrandecer esta nação abençoada e outrora hospitaleira, e antecipam nas suas campanhas o que vão fazer em eventuais mandatos.

Scott Lively
Scott Lively, que é pastor evangélico alimenta ódio e preconceito contra imigrantes. Reprodução Facebook

Lively causa pavor com suas falas arrogantes e tudo piora quando se sabe que ele é um pastor evangélico – como se isto o tornasse uma pessoa melhor, e há quem duvide se ao se professar um cristão, ele não passa dos limites toleráveis ou é de fato um homem indecente e desprovido do amor cristão. Para ler as opiniões de Lively sobre imigração e imigrantes clique aqui e veja o quanto ele é arrogante, atrasado e ultrapassado.

Na eleição anterior, Charlie Baker não escondeu em momento algum que se fosse eleito naquela ocasião iria autorizar a State Police a questionar o status imigratório de quem fosse parado, promulgação do ex-governador Mitt Romney que foi revogada por Deval Patrick para alívio de milhares de pessoas.

Claro que o que falam os candidatos deve ser necessariamente levado a sério e não se sabe se isto é convicção pessoal deles ou mero jogo de cena para cooptar votos de quem detesta imigrantes, e eles estão em todas as esquinas aos milhares, ávidos por mandar quem não é daqui embora.

Dizer que Baker e Livey representam as serpentes é injusto para com seres humanos, mas suas ideias podem perfeitamente se enquadrar nas questões peçonhentas porque são maldosas e feitas de encomenda para infringir dano moral em milhões de pessoas. E o pior é que se formos analisar as suas árvores genealógicas certamente vai ser possível encontrar evidências que os seus antepassados vieram de outras plagas para cá. Caberia então a pergunta a cada um deles se agiriam assim se seus avós, pais, irmãos e tios fizessem parte do grande contingente de indocumentados? A resposta demoraria a vir – se viesse, pois este tipo de gente não quer ser confrontado com a verdade, aliás, tem medo e verdadeiro pavor da verdade.

Na nossa comunidade há quem pregue dar ao povo a serpente, negando o direito – que certamente tem de que outros completem o sonho americano com seus papéis imigratórios em ordem. Tais pessoas não pensam no povo, principalmente o trabalhador brasileiro indocumentado que não tenha a chance de um dia bater no peito e dizer que é alguém nesta terra.

No nosso campo de ação são milhares de brasileiros que possuem o privilégio de votar e certamente vão fazê-lo de modo coerente e não deixar que seus conterrâneos trabalhadores estejam a mercê da sanha de gente como o candidato republicano e o independente que devem ser derrotados de deixados falando sozinhos nas suas conjecturas intermináveis e arrogantes.

A candidata democrata Martha Coakley (foto da capa em montagem – reprodução Facebook) tem acenado com possibilidades de que não irá permitir que imigrantes, especialmente os indocumentados sejam perseguidos ou discriminados, e mesmo que não faça nada de prático, mas impedindo as coisas prejudiciais a imigrantes já terá sido uma grande coisa. Coakley pode não ser a melhor e mais simpática candidata, mas é a que nos dará mais tranquilidade para seguir adiante sem – muitos – sobressaltos.

Cada um de nós sabe das dificuldades que o trabalhador imigrante enfrenta diariamente para ganhar honestamente o seu pão de cada dia e é injusto tirar deste sofredor a esperança de que dias melhores virão. Alguma coisa há de ser feita cedo ou tarde, pois as autoridades não vão poder continuar ignorando o sofrimento de muita gente, pois tudo já passou a ser uma questão humanitária. Sim, Martha Coakley significa o pássaro da liberdade e dos sonhos concretizados, já a serpente peçonhenta significa a intransigência e perseguição. Por qual você vai optar?

Publicado originalmente no Jornal dos Sports USA

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros