NILCEA Franco recebe a Medalha da Ordem de Rio Branco

Nilcea Franco trabalha como secretária no Consulado-Geral do Brasil em Boston desde 2005

0
1599
A condecoração foi entregue pelo embaixador Benedicto Fonseca Filho
Nilcea Franco

Nilcea Pereira Franco Melo, uma das mais antigas funcionárias locais do Consulado-Geral do Brasil em Boston, recebeu por ocasião das comemorações da Semana da Pátria, a Medalha da Ordem de Rio Branco. A condecoração outorgada pelo governo brasileiro através do Ministério das Relações Exteriores foi entregue pelo embaixador Benedicto Fonseca Filho, Cônsul-Geral do Brasil em Boston em uma cerimônia especial que aconteceu na sexta-feira, 6.

Nilcea chegou aos Estados Unidos em 1989, e durante dez anos trabalhou na Adams Travel, em Somerville, onde foi gerente. Posteriormente trabalhou no check in da American Airlines no Logan Airport e em 2005 foi aprovada no processo seletivo para trabalhar no Consulado-Geral do Brasil em Boston e desde então tem secretariado todos os diplomatas que ocuparam o cargo de cônsul-geral.

Medalha da Ordem de Rio Branco

Por causa da sua afetividade, eficiência e simpatia, Nilcea destacou-se tornando-se uma das pessoas mais queridas e estimadas na comunidade brasileira em Massachusetts, inclusive por seus colegas de trabalho.

A indicação para que Nilcea Franco recebesse a Medalha da Ordem do Rio Branco foi feita pela embaixadora Glivânia Maria de Oliveira, ex-Cônsul-Geral do Brasil em Boston.

Nilcea que é casada com Alfredo Melo e mãe de Victoria Franco Melo, foi diagnosticada com um câncer em dezembro de 2018, e imediatamente operada. Após sessões de quimioterapia, exames indicaram a erradicação de sinais cancerígenos, e mesmo enfrentando a doença, Nilcea não se afastou do trabalho. 

Fotos: acervo familiar

 

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros