Mudanças

Se precisar, comece novamente...

0
243
Vá sempre na direção correta para mudar de verdade. Foto: Jehozadak Pereira/MNUSA

O lugar do navio é no mar, onde existe a possibilidade de tempestade, onde há o perigo de um mar revolto, mas ali é o seu lugar! Ele foi projetado e desenvolvido para singrar mares, para atracar em lugares novos, para conhecer os quatro cantos da terra. Porém, além da dificuldade de sair da zona de conforto, mudanças exigem de nós uma percepção de que existem áreas em nossas vidas que precisam de transformação. 

Abandonar um vício, por exemplo; requer um esforço tremendo. Não estou falando apenas de vício no sentido de uma droga ou hábito destrutivo à sua saúde. Pois sei que logo pensamos neste tipo de coisa. Pensamos em drogas, álcool e coisas afim. Mas existem outros tipos de vícios, alguns pequenos, que fomos colecionando ao longo de nossas vidas. 

Vício do tipo; nossa maneira nem sempre educada de tratar as pessoas, a dificuldade de cumprir nossos compromissos, vício de falar o que não é verdade, vício de não sustentar nossa palavra, enfim. Vícios que precisam ser retirados, mudança que se faz necessária. Mas aprendemos a viver assim, e muitas vezes as coisas dão certo devido a estes nossos vícios. Isto torna o problema ainda maior. Uma coisa é tentar mudar o que está visivelmente errado, outra é tentar mudar algo que na aparência é bom e cujo resultado é vez por outro positivo. 

Por isso, se quisermos realmente mudar alguma área de nossa vida, precisamos tomar certas decisões. Primeiro: determinar o que precisa ser mudado. Ter uma percepção muito clara do que você deseja mudar é o primeiro passo no processo de mudança. Não adianta todos ao seu redor desejarem sua mudança se você mesmo não percebe que tem necessidade. Segundo: visualizar o que esta mudança pode trazer de positivo para você. 

Como a mudança envolve trabalho, é bom que você já visualize a recompensa, isto servirá de estímulo para você. Terceiro: busque um técnico. Você aprendeu a fazer de maneira errada; para corrigir e fazer diferente, é necessário alguém com mais experiência e que realmente saiba fazer da maneira certa para te ajudar. Quarto: não desista. Se há algo garantido neste processo, é a frustração. Frustração de tentar e não conseguir com a mesma rapidez que imaginava, frustração de cair nos hábitos e vícios antigos, entre outras. 

Não desista! Levante-se e comece novamente. Recomece quantas vezes forem necessárias. A habilidade de recomeçar é uma virtude que poucos possuem, mas é uma das mais poderosas armas para o sucesso. Se você agir assim, creio que a jornada da vida te será mais leve e muito mais agradável.

Manoel Oliveira

Manoel Oliveira, D.Min, é pastor Presbiteriano ligado à P.C.A. Plantou e pastoreia desde 1999 a New Life Church em Framingham, Massachussets, USA. É casado com Ana Célia e pai de Sarah e Pedro. Conecte-se com o pastor Manoel Oliveira nas redes sociais: Facebook: fb.me/prmanoeloliveira Instagram: instagram.com/manoeloliveiranlc Youtube: youtube.com/c/prmanoeloliveira [...]