Golpistas usam o nome do USPS para praticar fraudes

Mais um dos milhares de golpes que são aplicados todos os dias

0
2914
Uma das variações das mensagens que são via SMS
Um dos tipos de mensagens enviadas para a aplicação de golpes

A mensagem supostamente em nome do USPS, o serviço postal dos Estados Unidos chegou via mensagem de texto e pedia uma ação imediata. “U.S.P.S – O pacote chegou ao depósito e não pode ser entregue devido a informações de endereço incompletas. Confirme seu endereço no link. https://mtbhps.cc  (Copie o link para o seu navegador Safari e abra-o)”, diz a versão traduzida. Só que a mensagem não foi enviada pelo USPS. É uma fraude.

Em um país onde cada vez mais se faz compras on-line não é difícil que alguém desavisado clique no link indicado na mensagem e a partir daí a vida vai virar um transtorno, pois o computador e/ou telefone celular será invadido e as informações pessoais, números de documentos e financeiras serão roubadas e usadas fraudulentamente.

Mas uma vista mais apurada na mensagem enviada poderia evitar uma série de problemas. Uma delas e talvez a principal de todas é que nem o USPS, e nenhuma outra repartição pública pede qualquer tipo de informação por e-mail, telefone, mensagem de texto ou WhatsApp. No caso da mensagem há um outro agravante. O remetente usa um e-mail pessoal e possivelmente fake para solicitar a ação.

Também o link sugerido não tem nada a ver com o USPS, o que configura ainda mais a possibilidade de uma fraude que é chamada ‘smishing’. 

No site da USPS é possível encontrar um alerta sobre o assunto
Você recebeu mensagens de texto móveis não solicitadas com um link da Web desconhecido ou estranho que indica que uma entrega do USPS requer uma resposta sua? Se você nunca se inscreveu para uma solicitação de rastreamento do USPS para um pacote específico, não clique no link! Esse tipo de mensagem de texto é um golpe chamado smishing.

Smishing é uma forma de phishing que envolve uma mensagem de texto ou número de telefone. As vítimas normalmente recebem uma mensagem de texto enganosa com o objetivo de induzir o destinatário a fornecer suas informações pessoais ou financeiras. Os golpistas geralmente tentam se disfarçar de agência governamental, banco ou outra empresa para dar legitimidade às suas reivindicações. O USPS utiliza códigos curtos de 5 dígitos para enviar e receber SMS de e para telefones celulares.

Os criminosos desejam receber informações de identificação pessoal sobre a vítima, como: nomes de usuário e senhas de contas, número do Seguro Social, data de nascimento, números de cartão de crédito e débito, números de identificação pessoal (senhas) ou outras informações confidenciais. Essas informações são usadas para realizar outros crimes, como fraudes financeiras.

O USPS oferece ferramentas gratuitas para rastrear pacotes específicos, mas os clientes devem se registrar online ou enviar uma mensagem de texto e fornecer um número de rastreamento. O USPS não cobra por esses serviços. 

O USPS não enviará mensagens de texto ou e-mails aos clientes sem que um cliente primeiro solicite o serviço com um número de rastreamento e NÃO conterá um link. Portanto, se você não solicitou o rastreamento de um pacote específico diretamente do USPS e ele contém um link: não clique no link.

Se você suspeitar que a mensagem de texto que recebeu é suspeita, mas está esperando um pacote, não clique em nenhum link. 

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros