Dirigindo perigosamente

No trânsito, dirija com segurança e cuidado para evitar acidentes

0
214
Dirija com atenção e segurança para evitar acidentes. Foto: Jehozadak Pereira/NHTSA

A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), listou recentemente uma lista que alerta motoristas para alguns perigos de dirigir sem os devidos cuidados. A NHTSA aponta números alarmantes em acidentes provocados por tais motoristas.

Dirigir sob a influência de álcool
A cada dia, cerca de 37 pessoas morrem em acidentes provocados por motoristas bêbados. Ou seja, uma morte a cada 39 minutos em decorrência disto. Em 2021, morreram 13.384 pessoas em acidentes automobilísticos protagonizados por motoristas bêbados, o que representa um aumento de 14% em relação ao ano de 2020. Mortes que poderiam ter sido evitadas e prevenidas.

Dirigir sob a influência de drogas
Motoristas que dirigem sob a influência de qualquer substância tóxica colocam a si e a outras pessoas em risco contínuo. Maconha – inclusive a medicinal, cocaína, crack, opioides, metanfetaminas ou qualquer outra droga, inclusive analgésicos sem prescrição médica.

Direção distraída
Motoristas distraídos são o que se pode chamar de praga moderna, pois eles estão em todos os lugares, provocando acidentes e apavorando no trânsito. Em 2021, morreram 3.522 pessoas em acidentes envolvendo motoristas distraídos com telefones celulares enquanto dirigiam por ruas, avenida e estradas.

Cinto de segurança
Em 2021, morreram 26.325 pessoas entre motoristas e passageiros que não usavam cinto de segurança – cerca de 50% delas. Dependendo da velocidade e das circunstâncias, os airbags não diminuem os danos físicos. O uso do cinto de segurança é obrigatório em 34 estados que são Alabama, Hawaii, Michigan, Rhode Island, Alaska, Illinois, Minnesota, South Carolina, Arkansas, Indiana, Mississippi, Tennessee, California, Iowa, Massachusetts, New Jersey, Texas, Connecticut, Kansas, New Mexico, Utah, Delaware, Kentucky, New York, Washington District of Columbia, Louisiana, North Carolina, West Virginia, Flórida, Maine, Oklahoma, Wisconsin, Georgia, Maryland e Oregon e Washington DC. O que significa de acordo com a NHTSA, que 91,6% dos motoristas americanos usaram cinto de segurança em 2022. Em alguns estados, o motorista que não usa cinto de segurança pode ser multado em US$ 25, desde que seja parado por qualquer outra ofensa. Em 15 estados americanos, não usar o cinto de segurança é considerada uma ofensa secundária.
Áreas de maior incidência de lesões graves por não usar cinto de segurança
– 75% para cabeça e face
– 7% para pescoço e região cervical
– 27% para o tórax
– 30% para os braços
– 47% para pernas
– 16% para o abdômen, região pélvica e lombar

Excesso de velocidade
Em 2021 morreram 12.330 pessoas nos Estados Unidos devido ao excesso de velocidade que é uma das maiores causas de acidentes fatais nas últimas décadas. Morreram motoristas, passageiros e pedestres, além de milhares de pessoas que ficaram feridos e inválidos em acidentes que custaram mikhões de dólares em indenizações e custos médicos-hospitalares.
– Respeite os limites de velocidade
– Mantenha distância do veículo que vai à sua frente
– Jamais force ultrapassagens em qualquer circunstância
– Se tiver pressa, saia mais cedo
– Observe o Move Over Law

Direção sonolenta
Está dirigindo por muitas horas e deu sono? Então pare e tire um cochilo antes de continuar sua viagem. Em 2021, 684 morreram em acidentes provocados por motoristas sonolentos.

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros