Cuide da sua saúde

Má alimentação, tabagismo, stress e falta de exames preventivos são fatores de risco

0
120
Reserve um tempo para cuidar da sua saúde. Imagem meramente ilustrativa

Todos nós sabemos que a vida na América é dura e se deixarmos de trabalhar um dia sequer, sentiremos os reflexos no salário. Portanto, ficar doente é uma coisa fora de cogitação e todos os cuidados com a saúde são necessários, principalmente porque os custos da medicina são caros. Mas como cuidar da saúde com tanta falta de tempo e de dinheiro já que tudo o que se refere a serviços médicos nos Estados Unidos é muito caro? Se prevenindo, pois um dos males que mais mata anualmente são os provenientes do coração, e são provocados principalmente pelo tabagismo, hipertensão, colesterol alto, diabetes que são alguns dos vilões, e as causas de doenças cardíacas – não naturais e congênitas – que matam milhares de pessoas a cada ano.

A prevenção e a adoção de hábitos saudáveis é um dos fatores que pode evitar tantas mortes. No Brasil, as doenças cardiovasculares matam cerca de 300 mil pessoas por ano. Algumas combinações são letais e explosivas – cigarro com hipertensão, aliás, o tabagismo é o maior responsável pelas mortes precoces por cardiopatia – antes dos 45 anos para os homens e 55 anos para as mulheres. Um fumante do sexo masculino entre os 35 e 44 anos que fuma pelo menos dez cigarros por dia, tem o dobro de probabilidade de morrer do coração do que um não fumante. Acima dos 20 cigarros/dia, os riscos triplicam, e aumentam na medida em que mais se fuma. O diabetes, multiplica por cinco o risco dos males cardíacos para as mulheres, e o dobro para os homens. Tem também o cigarro eletrônico que provoca tanto ou mais males que o cigarro convencional. 

Morrem anualmente nos Estados Unidos cerca de 280 mil homens tabagistas, incluindo os fumantes passivos e cerca de 201 mil mulheres tabagistas, incluindo os fumantes passivos.  

A cada dia a medicina aperta o cerco contra os males do coração, alertando para os fatores de risco. Para as mulheres o enfarte costuma ser mais letal do que para os homens, e podem ter origem em fatores hormonais, que tornam os tecidos do músculo cardíaco mais fina e passível de necrose com maior facilidade. Pensava-se até algum tempo atrás que enfarte era coisa de homens, mas a cada dia o número de mulheres enfartadas aumenta, e tem como um dos maiores fatores o fumo, que junto com a hipertensão, o stress, a obesidade e as pílulas anticoncepcionais que alteram todo o sistema circulatório.

Os cuidados devem ser diários e abrangem exercícios físicos, controle da pressão – recomendável, que deve ser medida todo mês, e pelo menos um check up anual. Além de cuidados especiais com alimentação que deve ter menos gordura – especialmente a animal e mais rica em fibras, que devem ser requisitos básicos para quem quer viver mais e melhor.

O que comer? É a pergunta que se faz, principalmente aqui na América, onde o tempo é curto e a pressa acaba por impor um ritmo alucinante onde não sobra tempo para nada, quanto mais se alimentar adequadamente. Hoje, qualquer alimento têm vitaminas e aditivos químicos em excesso.

Com o inverno se aproximando, as baixas temperaturas, o frio intenso, os dias mais sombrios e escuros, é sempre bom cuidar da mente e sobretudo da saúde mental, para que quando chegar a primavera e depois o verão, tudo possa estar dentro dos conformes.

Portanto, com a saúde não se deve brincar em momento algum, pois além da vida é um dos bens maiores que um ser humano pode ter. Com o rápido passar dos anos, e o aumento da expectativa de vida há de se ter os cuidados necessários para manter a saúde em dia.

Portanto, não negligencie a sua saúde e tampouco a das pessoas que o cercam e mesmo que seja caro, cuide-se e tenha qualidade de vida sobretudo na alimentação e com as preocupações da vida. 

É sempre tempo de falar a respeito destas coisas e partilhar com os leitores para que pensem, reflitam e coloquem em prática os cuidados que vão te manter com a saúde e a forma física em dia. Alimente-se bem, durma as horas necessárias, não se estresse e cuide da sua saúde, vá ao médico regularmente e se previna. Você é importante demais para ficar doente.

Dicas para cuidar da sua saúde
– Alimente-se bem e adequadamente
– Durma no mínimo oito horas por noite
– Pare de fumar
– Pare de beber
– Evite as bebidas energéticas
– Evite a automedicação. É perigoso e as vezes letal
– Evite o stress
– Faça exames preventivos
– Mamografia anual para as mulheres
– Exame da próstata para os homens
– Check up anual para todos
– Vá ao médico…

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros