CORRETORA imobiliária brasileira alerta para o golpe do aluguel

Não faça negócios onde tenha que enviar dinheiro por money order para pessoas desconhecidas

0
6628
Procuradoria geral, governo e entidades dispõe de recursos para proteger inquilinos

A corretora brasileira Soraia Aguiar publicou um post no Bazar Mara’s List by Mara Rubia alertando para um golpe que é muito comum contra quem busca alugar um imóvel.

“Gostaria de advertir a todos que procuram imóveis para alugar em sites por aí e em especial no Craig’s List. Eu sou corretora imobiliária aqui em Massachusetts e uma das casas que coloquei no mercado para vender em Ashland está sendo anunciada nesse site como se tivesse também para alugar. Uma mulher se faz passar pela dona da casa e pede para o interessado fazer uma transferência de dinheiro para a conta dela. Uma moça me ligou hoje de tarde para me perguntar se realmente a casa estava para alugar e me disse que acabou perdendo US$ 500. Agora a noite de novo alguém me passou um e-mail me perguntando a mesma coisa. Então tenham cuidado, não enviem nenhum dinheiro para quem vocês não conhecem, esses bandidos inventam histórias bem convincentes e acabam fazendo dinheiro com isso. 
Passem para seus amigos, quanto mais gente souber melhor para se prevenir”, diz Soraia na postagem da quinta-feira, 11.

O golpe tem o nome de scam, que é muito aplicado por espertalhões que pedem dinheiro adiantado, geralmente enviado através de money order para outros estados. As negociações são feitas através de telefones pré-pagos, mensagens de texto e de WhatsApp ou e-mail.

O scam é aplicado de várias formas e tem variações, mas sempre com o envio de dinheiro extorquido através de money orders.

Si Pinheiro, comentou na postagem de Soraia Aguiar alertando e de que forma não caiu em um golpe semelhante. “A história deles é bem convincente. Uma vez fui mudar e vi o anúncio de uma casa, preço do aluguel bacana. Entramos em contato com o possível dono que morava na Flórida, ele disse que a casa estava em reforma que podíamos ir lá visitar. Fomos e de fato estavam lá os pedreiros trabalhando tudo direitinho. Disse que faria contrato e era para mandar o depósito. Mas por sorte meu marido perguntou para os pedreiros o telefone, nome do dono, nada a ver. Daí eles nos alertaram, não éramos os primeiros a irem lá visitar a tal casa com a mesma história”.

Invariavelmente quem cai no golpe não tem com quem e aonde reclamar e resta lamentar o prejuízo e a frustração de ter sido enganado.

Na comunidade brasileira em Massachusetts há muitos corretores e agentes imobiliários autorizados e confiáveis que estão habilitados a fazer e a intermediar negócios, tal como Soraia Aguiar cujo telefone é 508.250-1936.

Aluguel
– Não deposite ou envie dinheiro para quem quer seja e que esteja em outra localidade
– Busque fazer contrato com imobiliárias autorizadas ou com quem você tenha a certeza de que é a pessoa autorizada a alugar a propriedade
– Desconfie em quem tem pressa em fechar negócio
– Não seja incauto

Não caía em golpes
– Não forneça seus dados pessoais – endereços, telefone, e-mail, número de documentos conta corrente bancária a ninguém
– Não preencha formulários na internet
– Não pague nada a ninguém antecipadamente por vagas ou promessas de empregos
– Não responda e-mails que oferecem dinheiro ou vantagens financeiras – é fraude
– Se receber cheques para desconto e envio do dinheiro, jogue fora, pois pode ser um golpe
– Não empreste ou use sua conta para depósito ou saque de cheques ou dinheiro pois sua origem pode ser criminosa ou lavagem de dinheiro
–  Se nada disto funcionar com você, se pergunte por que alguém que não te conhece te mandaria um cheque ou depositaria dinheiro na sua conta?
– Para saber mais sobre fraudes, roubo de identidade e golpes na internet clique aqui e aqui.
– Na dúvida consulte um advogado. Ou chame a polícia…

Imagem meramente ilustrativa

 

 

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros