Casos de sarampo aumentam nos Estados Unidos

A melhor prevenção contra o sarampo é a vacina

0
411
Casos de sarampo voltaram a crescer nos EUA

Em 2022, os casos de sarampo aumentaram em relação aos anos de 2021 e 2020 de acordo com informações do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), que registrou 55 novos casos em cinco jurisdições de 1º de janeiro a 24 de novembro. Em 2021 foram registrados 49 casos; em 2020 foram 13 casos. Porém, o maior número de casos foi o de 2019, com 1.274 em 31 estados, o maior número de contaminações desde 1992, principalmente porque com a pandemia da Covid-19, as pessoas não foram se vacinar. O Estado de Ohio, registrou em 29 de novembro, 46 casos de sarampo em crianças de um a cinco anos de idade.

O CDC recomenda que as pessoas – principalmente as crianças devem se vacinar imediatamente para erradicar de vez o sarampo.

Sarampo
O sarampo é uma doença causada por um vírus que se espalha muito facilmente de pessoa para pessoa. Geralmente dura uma ou duas semanas. No início, o sarampo parece um resfriado ou uma gripe. Tosse, febre alta, coriza e olhos vermelhos e lacrimejantes são comuns. Alguns dias depois, uma erupção cutânea vermelha e manchada começa no rosto e depois se espalha para o resto do corpo.

O sarampo é perigoso?
Sim. O sarampo geralmente causa diarréia, infecções de ouvido e pneumonia. Surdez, cegueira, distúrbios convulsivos e outras doenças cerebrais com sarampo são menos comuns. O sarampo também pode causar inchaço do cérebro e morte, embora isso seja raro nos Estados Unidos. O sarampo é mais perigoso para crianças menores de 5 anos, adultos com mais de 20 anos, mulheres grávidas e pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

Como o sarampo se espalha?
O sarampo é mais facilmente transmitido do que quase qualquer outra doença. O vírus que causa o sarampo vive no nariz e na garganta e é espalhado no ar quando uma pessoa infectada espirra, tosse ou fala. Pode ficar no ar por até duas horas. Outras pessoas próximas podem inalar o vírus. Tocar lenços de papel ou compartilhar um copo usado por alguém com sarampo também pode espalhar o vírus. As pessoas com sarampo podem transmitir a doença quatro dias antes do início da erupção cutânea até 4 dias após o início da erupção cutânea. Os primeiros sintomas aparecem de dez a 14 dias após a exposição da pessoa.

Quem pega sarampo?
Quem nunca teve sarampo e nunca foi vacinado.
Bebês com menos de 12 meses de idade, porque são muito jovens para serem vacinados.
Adultos que foram vacinados antes de 1968, porque algumas das primeiras vacinas não deram proteção duradoura.
Uma porcentagem muito pequena de crianças e adultos vacinados que podem não ter respondido bem à vacina.

Como o sarampo é diagnosticado?
Como o sarampo pode se parecer com outras doenças que causam erupções cutâneas, a única maneira segura de saber se você tem sarampo é fazer o teste. O teste geralmente é feito em um cotonete do nariz ou da garganta e no sangue.

Como prevenir-se do sarampo?
Vacine-se. A vacina contra o sarampo geralmente é administrada em uma injeção chamada MMR, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Agora há muito menos casos dessas três doenças porque as crianças recebem a vacina MMR. Proteja seus filhos vacinando-os quando tiverem 12 a 15 meses de idade e novamente quando estiverem prestes a entrar no jardim de infância. De acordo com o CDC, duas doses da vacina MMR são cerca de 97% eficazes na prevenção do sarampo; uma dose é cerca de 93% eficaz.

Os regulamentos estaduais exigem que certos grupos sejam vacinados contra o sarampo. Alguns profissionais de saúde e todas as crianças no jardim de infância – 12ª série e faculdade precisam tomar 2 doses da vacina MMR para entrar na escola. As crianças em creches e pré-escolas precisam de 1 dose de tríplice viral e os funcionários de creches também precisam receber 1 ou 2 doses da vacina contra o sarampo, dependendo da idade e de outros fatores. Um exame de sangue ou outro resultado de laboratório que forneça evidência de imunidade também pode ser usado para atender a esse requisito para todos os grupos.

Pessoas em grupos de alto risco, como profissionais de saúde, estudantes de ciências da saúde e viajantes internacionais devem tomar as duas doses de MMR, independentemente do ano de nascimento. Bebês de seis meses a onze meses de idade devem receber uma dose da vacina MMR antes da viagem internacional.

Adultos nascidos em ou depois de 1957 devem receber pelo menos uma dose de MMR.
Mulheres que planejam ter filhos e não são imunes devem tomar MMR pelo menos 4 semanas antes de engravidar.

Se você foi exposto a alguém com sarampo, converse com seu médico ou enfermeiro imediatamente para saber se você precisa ser vacinado. Se você receber a vacina dentro de três dias (72 horas) após a exposição, ela ajudará a protegê-lo contra o sarampo.

As pessoas com sarampo devem evitar todas as atividades públicas até que estejam bem novamente. Os regulamentos estaduais exigem que qualquer pessoa que pegue sarampo seja isolada por 4 dias após o aparecimento da erupção cutânea. Isso significa que eles ficam longe de lugares públicos como creches, escola e trabalho.

Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira é jornalista profissional e foi editor da Liberdade Magazine, da Refletir Magazine, do RefletirNews, dos jornais A Notícia e Metropolitan, do JS News e jornalista da Rede ABR - WSRO 650 AM. Foi articulista e editorialista do National Brazilian Newspaper, de Newark, New Jersey. É detentor de prêmios importantes tais como o Brazilian Press Awards e NEENA - New England Ethnic Newswire Award entre outros